Política

Câmara de Vereadores realiza sessão no bairro Esplanada, em Caxias do Sul

Na primeira edição do projeto Câmara Vai aos Bairros de 2022, o transporte coletivo urbano também esteve entre as principais demandas

Fotos: Wellington Frizon / Grupo RSCOM
Fotos: Wellington Frizon / Grupo RSCOM


Os moradores da região do Esplanada se mobilizaram na primeira edição do projeto Câmara Vai aos Bairros deste ano, nesta quinta-feira (28), para pedir melhorias no trânsito, na limpeza, na saúde e no transporte público. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro promovido na Igreja Santo Antônio, no bairro Esplanada. Conforme a presidenta do Legislativo, vereadora Denise Pessôa/PT, a iniciativa busca aproximar ainda mais os vereadores da comunidade e ouvir a população sobre suas demandas.

A Câmara recebeu 33 registros com reivindicações referentes a diversas áreas, sendo 18 formulários entregues durante o encontro e 15 encaminhados de forma on-line. Todas as solicitações serão remetidas aos órgãos competentes e caberá a eles providenciar ou não as soluções.

Na parte de trafegabilidade, a falta de sinalização pelas ruas foi mencionada por líderes de pelo menos três bairros: Caravaggio, São Caetano e Aeroporto. “Tenho protocolo de pedido de sinalização (na prefeitura) desde 2018”, afirmou Nair de Lima, presidente da Associação de Moradores (Amob) do Bairro Caravaggio, lamentando porque até agora não teve a solicitação atendida. “Em alguns pontos das vias há sinalização, mas, em outros não existe nada e o risco de acidentes é grande”, queixou-se Maicon Fernando da Silva, presidente da Amob São Caetano, onde, segundo ele, as ruas João da Costa e Marcelino Ramos precisam de melhorias. O dirigente também avalia que o transporte coletivo urbano deveria ser incrementado no bairro principalmente nos finais de semana e feriados.

Durante as manifestações, o público elogiou a volta do projeto Câmara Vai aos Bairros, que ficou parado em 2020 e 2021 por causa da pandemia da Covid-19. Na opinião da presidenta Denise, é uma iniciativa que dialoga com a sociedade e aproxima os vereadores das demandas mais cotidianas e urgentes. “Serão nove encontros e vamos abranger toda a cidade, inclusive o interior. Esta edição no Espanada tivemos uma boa participação dos presidentes dos bairros e também por parte dos vereadores e mostra que a comunidade quer falar sobre seus problemas e acho importante que estamos retornado este ano após uma pausa por conta da pandemia. Claro, têm algumas pessoas que ainda não estão saindo, mas estamos felizes com as participações que tivemos aqui, uma boa representatividade nos presidentes dos bairros que trouxeram demandas que são importantes, inclusive algumas históricas desta região na questão da saúde, que pelo que percebemos aumentou bastante esta demanda e a necessidade do fortalecimento do SUS, mas também a questão do trânsito. Temos uma região aqui que cresce muito a cada ano, mas a infraestrutura não está comportando todo este crescimento. Têm várias pautas que poderemos trabalhar para fortalecer e melhorar esta região” destacou Denise.