Política

Sérgio Chesini e Valério Mayer tomam posse como prefeito e vice em Garibaldi

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de manter a cassação da chapa de Alex Carniel e Sérgio Chesini, então eleitos no pleito de 2020 como prefeito e vice-prefeito de Garibaldi, devido a crimes eleitorais, tomaram posse nesta quinta-feira (28), o novo prefeito da cidade, Sérgio Chesini, e o seu vice, Valério Mayer, eleitos no dia 03 de março, com 81,19% dos votos válidos, em eleição suplementar.

Na manhã desta sexta-feira (29), às 9h30min, haverá a cerimônia de posse na Câmara de Vereadores e após, a transmissão de cargo será realizada no Gabinete do Prefeito, às 10h30min.

Já como prefeito, Chesini comentou sobre a decisão do TSE e de como deve comandar a cidade nos próximos meses.

“Foi uma surpresa para mim, para o Alex e para a população de Garibaldi a decisão do TSE. Eu, particularmente, estava muito confiante numa reversão da decisão em função de não acreditar que houve crime e que as gravidades dos fatos não mudaram o resultado das urnas, apenas mostraram a vontade do povo de Garibaldi de forma soberana. Mas são decisões, o Direito não é uma ciência exata e quis o destino que eu fosse o candidato e recebesse 81,19% dos votos. Isso é um posicionamento da nossa sociedade, revalidando e reafirmando que eles queriam a mudança. A responsabilidade é muito grande e vamos continuar o trabalho exemplar feito nesses 11 meses”, disse.

Ele também comentou sobre a sua equipe de trabalho. Conforme o prefeito, ele deverá indicar novos nomes para o corpo de secretariado do município.

“Nós temos um programa de Governo que começou a ser feito em 2015. Este programa é de mudança e foi comprovado nas urnas que o povo está satisfeito e reconduziu esse plano. Montamos uma equipe capacitada e comprometida com esse projeto. Então vamos dar continuidade com essa equipe e com o plano”, disse.

Desde a cassação de Alex Carniel, em novembro do ano passado, quem estava respondendo pelo Executivo eram os presidentes da Câmara de Vereadores. Em 2021, assumiu como prefeita Márcia Pedersetti e, atualmente, estava à frente da prefeitura, o vereador José Bortolini.

Além da cassação, a decisão do TSE tornou Carniel inelegível por oito anos. Caso que não foi aplicado a Chesini, permitindo assim a sua candidatura na eleição suplementar do município.

Prefeito e vice já começam a trabalhar nesta sexta-feira (29).

Confira como foi a cerimônia de diplomação:

Imagens: Rafael Jorge/Grupo RSCOM