Política

Sessão buscará apoio de Deputados Federais junto à ANEEL para problemas de energia em Farroupilha

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

Ocorre na próxima segunda-feira (02), na Câmara de Vereadores de Farroupilha, a partir das 18h, uma sessão exclusiva para tratar sobre a distribuição de energia elétrica feita pela Rio Grande Energia (RGE) e o papel de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a participação de Deputados Federais, Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a população.

Em entrevista ao Grupo RSCOM, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura e Pecuária da Casa Legislativa, vereador Roque Servegnini (PSB), comentou sobre a sessão.

Conforme ele, a RGE já foi convidada diversas vezes para participar de sessões e Audiências Públcias na cidade, porém, nunca houve, de fato, uma efetiva melhora no serviço.

Com isso, surgiu a ideia de convidar os Deputados Federais para estarem presentes, onde será apresentado os problemas enfrentados pela população de Farroupilha, em especial do interior.

O objetivo é que os parlamentares intervenham junto à ANEEL para que se cumpra as resoluções existestes e que assim trariam melhorias para a população, conforme explica o vereador.

“Eles tem poder de chamar a ANEEL para reuniões de comissões, que são encontros formais da Câmara de Deputados, com poder de decisção. Queremos que eles encaminhem esse tema em Brasília, façam circular esse tema, para que a ANEEL começe a se dar conta que apenas seu papel de estar em Brasília, nas suas salas confortavéis, não é o bastante. É preciso ver como as coias acontecem na prática e não apenas analisar relatórios”, disse.

Estarão presentes os Deputados Heitor Schuch (PSB), Pompeu de Matos (PDT), Maurício Dziedricki (PODEMOS), e Márcio Biolchi (MDB). Outros nomes ainda devem ser convidados.

Servegnini também disse que o modelo de convite para os parlamentares é uma novidade criativa que foi encontrada para buscar resolver os problemas de distribuição de energia na cidade e contou com o apoio de todas as bancadas da Câmara que puderam convidar o seu represente na esfera federal.