Comportamento

Secretário de Trânsito garante que serviços da Visate irão melhorar a partir da próxima semana

Secretário e o coordenador operacional da Visate relataram que o fator pandemia pesou nos problemas enfrentados pela empresa

Fotos: Wellington Frizon / Grupo RSCOM
Fotos: Wellington Frizon / Grupo RSCOM

Na tarde desta quarta-feira (27), vereadores e representantes de bairros se reuniram na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul para pedir explicações à Visate sobre os serviços prestados à comunidade caxiense. A sessão foi mediada pelo presidente da comissão, vereador Adriano Bressan/PTB.

O debate inciou por volta das 14h10min, onde todos os parlamentares presentes puderam fazer questionamentos por cerca de dois minutos. Após isto foi a vez dos representantes da sociedade realizarem perguntas e fazer suas reclamações, sendo as principais; o fator superlotação, substituição de ônibus e cancelamentos de itinerários, tendo em vista que a maior discussão se deu por parte do atraso dos ônibus que chega a levar duas horas entre uma passagem e outra, principalmente nos finais de semana e feriados.

Posteriormente, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, relatou que as medidas estão sendo tomadas para reverter a situação, sendo que a pandemia foi um grande empecilho para a Visate. O secretário também relatou à reportagem do Leouve que o debate foi uma boa oportunidade para apresentar explicações e ideias ao Legislativo e à comunidade.

Alfonso Willenbring Júnior

É uma oportunidade de estarmos em contato, não só com vereadores, mas com os representantes da sociedade, ouvi-los… ouvir esta queixa, esta necessidade que temos em atendimento e também transmitir nossas dificuldades e o que pretendemos. Sou muito franco, falei agora da minha manifestação, pela primeira vez estou sentindo de fato que estamos conseguindo uma posição mais firme e rígida no sentido de retomada de verdade, porque o transporte público passou por uma crise muito grande desde o incio da pandemia, já vinha desde 2010, estamos sofrendo com uma queda no transporte público e neste momento a gente percebe e sente uma real retomada, não em relação aquele período critico da pandemia, mas até mesmo ao período anterior a pandemia. Nós vamos sim, se Deus quiser, até o final do ano, ter boas notícias e conseguir retornar de maneira bem forte o transporte público de Caxias do Sul”, destacou Alfonso.

O coordenador operacional da Visate, Valdemir Viegas, esteve no debate e, assim como o secretário Alfonso, ele também ralatou o fator pandemia como fator principal nos problemas enfrentados na empresa.“Uma experiência muito dura foi quando chegou a pandemia, pois antes nós tínhamos uma facilidade para trabalhar, para atender e para fazer muito grande, pois a demanda antes da pandemia chegou a 220 mil passageiros por dia, nos últimos tempos estava em 160 mil naquela época, então se tinha um fôlego para fazer todas as mudanças para atender a comunidade. Tivemos que nos reinventar, até porque ainda estamos com resquícios da pandemia. Para ter uma ideia, de 170 mil passageiros, chegamos a 60 mil ao dia. Tivemos que fazer mudanças para poder sobreviver”, relatou Viegas.

O secretário Alfonso Willenbring Júnior e o representante da Visate Valdemir Viegas destacaram que a partir da próxima segunda-feira (2/05) os horários das frotas, em determinados lugares, serão ampliados, sendo que daqui para frente, a situação tende a melhorar.