Comportamento

Garibaldi Vintage: a originalidade de um cenário chamado Buarque de Macedo

Evento que ocorre na próxima sexta-feira (29) deve reunir cerca de 15 mil pessoas

Garibaldi Vintage: a originalidade de um cenário chamado Buarque de Macedo

O segundo episódio da série “Especial Radio Serra e Grupo RSCOM – Garibaldi Vintage” traz um olhar sobre a originalidade do cenário que é palco para o evento que promete atrair milhares de visitantes na próxima sexta-feira (29), nos entornos da Rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico de Garibaldi.

Os prédios históricos da Buarque, com a preservação de suas fachadas centenárias e repletas de detalhes arquitetônicos, valoriza ainda mais a história de uma das mais antigas vias do Rio Grande do Sul. Italianos, franceses, sírios, tropeiros mascates e artesãos experimentaram o florescimento do comércio por meio dela.

Até 1881 também era chamada de Estrada Geral, ligando as colônias Conde d′Eu (Garibaldi), Dona Isabel (Bento Gonçalves) e Alfredo Chaves (Veranópolis) a Montenegro e aos campos de Lagoa Vermelha, cortando rios, matas e montanhas. Logo após, recebeu o nome de Buarque de Macedo em homenagem ao Secretário de Agricultura e Obras do Império Brasileiro. Em 2016, parte da Rua foi revitalizada, valorizando ainda mais o espaço histórico de Garibaldi.

Buarque de Macedo em 2020
Procissão religiosa na Buarque de Macedo em 1950
A esquina da Buarque com a Borges de Medeiros.  Ali, em 1923, André Koff ergueu sua casa de comércio e moradia. Foto dos anos 1940
Garibaldi do início do século XX: ruas não pavimentadas, cavalos e mulas como principal meio de transporte e o surgimento dos primeiros automóveis

O resultado dessa trajetória está presente nos 35 exemplares de construções que se estendem ao longo da Buarque e ruas adjacentes que compõem o Roteiro Passadas, preservando o passado, sendo morada para novos empreendimentos e encantando os visitantes. Inclusive, o roteiro também já fez parte de diversas produções como, o clipe de música “O Frete”, da dupla Chitãozinho & Xororó; do filme “Um menino vai para o colégio”, de Cyro Martins e o “Filme da minha vida”, com o diretor e ator Selton Mello.

(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

Conforme a arquiteta Iris Schmitt, o Garibaldi Vintage reaviva a cultura das décadas passadas ajudando na preservação das edificações, pois mantêm viva a identidade e história da via, das praças e dos prédios para que sejam lembrados na sua originalidade.

“Poucas cidades têm uma feliz coincidência de ter ainda essa estrada preservada, elucidada e que ainda não se camuflou a outras vias. A Buarque é uma das principais vias da cidade, ainda ligando Carlos Barbosa a Garibaldi, Bento, Borghetto e Vale dos Vinhedos. Em volta desta via, no início do século passado, nas décadas de 20 e 30, sugiram muitos prédios da Era de Ouro da nossa região, quando a cidade começou a se desenvolver. As edificações, que sobrevivem até hoje, serviam para o comércio, banco, lojas, bares. Desta forma, temos um evento com um cenário que não é montado, é real. Isto tem muito valor histórico”, destaca.

(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

O trecho, que faz parte dos pontos turísticos mais procurados da Serra Gaúcha, foi uma via comercial desde os seus primórdios. Com o passar dos anos diversos empreendimentos, dos mais variados segmentos, instalaram-se nos prédios históricos cooperando também com a economia da cidade. Segundo o Secretário de Inovação e Empreendedorismo de Garibaldi, Daniel Deconti, após dois anos de pandemia, esta edição do Vintage tem uma marca de retomada, que vem para beneficiar o comércio.

A expectativa é de que passem pelo evento mais de 15 mil pessoas. Destes, muitos são turistas que ocupam a rede hoteleira da região, consomem produtos e utilizam serviços da cidade, gerando valorização para o empreendedor local. “A importância do Vintage nesta época é de extrema relevância para nós, para o comércio, para o município como um todo. Vamos receber turistas e o nosso público local, tendo como marca uma retomada. Precisamos aproveitar esta noite, todos estabelecimentos acabam de uma maneira ou de outra sendo contemplados pelo festejo”.

A arte de empreender: Maquiagem Express Vintage!

Além dos restaurantes, vinícolas, cervejarias e diversas atrações que movimentarão o trecho da Buarque, empreendimentos dos mais variados ramos estão usando a criatividade para movimentar o comércio e integrar o Vintage.

Algumas lojas ampliarão o seu horário de atendimento, outras terão atrações como vitrine viva, promoções e tem até quem oferecerá produção de maquiagem e adereços para as pessoas que não conseguirem se arrumar a tempo e quiserem curtir o evento a caráter.

Psé, e essa foi a ideia da empresária Rita Grande, fundadora da DelaGrande. A garibaldense participa do evento desde a sua primeira edição, lá em 2014, com trajes de época. Em 2020 a jovem empreendedora instalou sua loja em um dos prédios históricos da Buarque de Macedo, na Galeria Galeria Koff Nehme e, como em todas edições anteriores do Vintage, a ideia foi criar propostas dentro da temática para valorizar a iniciativa do município e engajar os visitantes na proposta de reviver o charme das décadas passadas.

(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

“A gente tem que valorizar nossa cidade, os nossos eventos. Desde o primeiro Vintage eu participo vestida a caráter. Mas, esse Vintage está sendo muito especial. O primeiro evento no nosso novo espaço, que já traz nele toda história da família Koff, uma construção de 1923. E, pra deixar todo mundo neste mesmo clima, pensamos nas pessoas que chegam no Vintage sem produção. Por isso, realizaremos Maquiagem Express Vintage, para as mulheres que quiserem realçar os traços com um delineado gatinho, batom, enfim, fica a escolha da cliente. Além disso, já estamos com diversos adereços a venda como gravata borboleta, suspensórios, broches e até chapéus confeccionados por uma artesã garibaldense, Juliana Kunz”.

Confira o segundo episódio do Especial Serrana e Grupo RSCOM – Garibaldi Vintage!
A cobertura do Especial Serrana e Grupo RSCOM – Garibaldi Vintage tem o apoio de Mega Ferragens, Di Parma Pizzaria e Câmara de Vereadores de Garibaldi.

Confira o primeiro episódio da série: Garibaldi Vintage: o evento!