Bento Gonçalves

Após furtos de crucifixos, prefeitura aumenta segurança nos cemitérios públicos de Bento Gonçalves

Placas são furtadas do Cemitério Municipal de Farroupilha
Imagem: Günther Schöler / Grupo RSCOM

Desde a última semana a gestão municipal reforçou a presença de vigilantes nos cemitérios públicos São Roque e Central. Os profissionais foram designados para que, principalmente no turno da noite, possam evitar invasões nos cemitérios. O investimento em segurança destes ambientes surge após casos envolvendo furtos de crucifixos que vêm sendo registrados desde o último ano.

Câmeras de videomonitoramento devem ser instaladas nos próximos meses para auxiliar os seguranças

Além dos vigilantes atuando nos locais, o setor de cemitérios, coordenado pela equipe da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), procurou atualizar seus processos para era digital. Todos os processos e informações foram digitalizados, e, agora, podem ser acessados em tempo real através de sistema.

Conforme o secretário titular da pasta, Henrique Núncio, com a adoção do método de sistema digital cria-se um controle atualizado dos cemitérios.  “Com os processos sendo lançados no sistema IPM, temos um controle atualizado das vagas disponíveis nos cemitérios, das retiradas dos restos mortais, que em seus translados são encaminhados para cremação ou então indo para o ossário. É importante destacar que quando houver a necessidade de disponibilização de gavetas nós temos a informação em tempo real”.

A adoção de um sistema digital permite que as equipes tenham um controle maior de mudanças nas gavetas so Cemitério Central. Atualmente, o Ministério Público investiga supostas ações de criminosos que desocupavam e comercializavam gavetas de forma ilegal. Ainda no último ano de 2021, o então secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Barbosa, afirmou ter encontrado restos mortais humanos em um lixo.