Cultura

Garibaldi Vintage: o evento!

Gastronomia, atrações culturais e muita alegria prometem reunir milhares de pessoas na próxima sexta-feira (29), no Centro Histórico

Garibaldi Vintage: o evento!

O Centro Histórico de Garibaldi voltará a receber na próxima sexta-feira (29) um dos eventos mais aguardados da Serra Gaúcha, o Garibaldi Vintage. Em contagem regressiva para o retorno do festejo, após dois anos sem sua realização, por conta da pandemia, o Grupo RSCOM preparou uma série de reportagens especiais. Hoje, viajaremos no tempo para saber como tudo começou.

O evento ultrapassou fronteiras e já atrai à Capital Brasileira do Espumante centenas de turistas que querem viver a experiência do saudosismo. A noite, que se torna um verdadeiro espetáculo, conta com o melhor da gastronomia, enoturismo, atrações culturais, sem dizer a alegria e orgulho dos garibaldenses que celebram na cidade centenária, prestes a completar 122 no mês de outubro, a preservação da memória de seus antepassados.

Realizado desde 2014, o Garibaldi Vintage surgiu com uma proposta de valorização da essência do município. A responsável por dar a luz a ideia, que logo se consagraria como um evento oficial da cidade, foi a consultora de turismo Ivane Fávero, na época Secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi.

(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

“Atuei na gestão pública do turismo deste município por quase 12 anos. Pois foi nesta atuação que, no final de 2013, angustiada com a necessidade de criar um evento novo para o período da vindima (colheita da uva no verão), me perdi em pensamentos na noite e, ao acordar, pensei: temos um centro histórico lindo e charmoso (que ainda precisava de melhorias na época), excelentes espumantes (vinícolas) e gastronomia (restaurantes) e muitos colecionadores de carros antigos… o centro tem seus prédios, na maior parte, do período de início dos anos 1900 e, ao pesquisar na internet qual a característica deste tempo, encontrei o termo ‘vintage’ que também se refere a grandes safras de vinhos (especialmente os vinhos do Porto utilizam a denominação). Voilá! Aí estava concebido o evento! Claro que sempre afirmo que a inspiração de uma ideia é contaminada por todas as vivências que tivemos e todo o pensar coletivo, mas a adversidade não só é ter ideias inspiradoras, mas também colocá-las em prática, e aí se apresentou o grande desafio”, explica.

Conforme Ivane, o primeiro apoio veio dos restaurantes da cidade, já reconhecidos pela qualidade da oferta gastronômica, mas ainda desconhecidos por boa parte da população. “Foi aí que encontramos o gancho para cativar a adesão de todos os que participaram da primeira reunião. Ainda lembro do momento como uma fotografia mental! Gratidão pelo apoio de todos, sempre”. Logo após, foram se incorporando umas poucas vinícolas e os veículos antigos. “Com o apoio de todos e a crença do poder público, na época com o prefeito Antonio Cettolin, realizamos a primeira edição em 21 de fevereiro de 2014 e, a partir daí, passou a se repetir em duas edições anuais (fevereiro ou março e outubro ou novembro)”.

(Foto: Daniela Radavelli)
(Foto: Cleber Brauner)
(Foto: Cassius Fanti)
(Foto: Alexandra Ungaratto)
(Foto: Ana Biondo)
(Foto: Hugo Araujo)
(Foto: Hugo Araujo)
(Foto: Hugo Araujo)

A rua Buarque de Macedo já foi palco para a realização de 12 noites vintage. E, a cada edição, o público surpreende os próprios organizadores, tornando-se uma atração à parte com suas indumentárias que transportam Garibaldi de volta ao passado. Tradicionalmente realizado no mês de março desta vez será no dia 29 de abril e contará com horário ampliado, começando às 17h e seguindo até à meia-noite.

A secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Melina Casagrande, comemora o retorno do Vintage, que será de grandes reencontros e surpresas.

(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

“Para mim, que participo da organização desde a primeira edição, é gratificante anunciar o retorno de um dos eventos mais queridos e esperados pelos garibaldenses e visitantes. Será uma noite de muitos reencontros. Contaremos com 11 atrações culturais, com artistas locais e da região, shows itinerantes e muitas surpresas; gastronomia, com a curadoria do Garibaldi Gastrô, vinícolas e cervejas artesanais ao longo da Buarque e diversos carros antigos ao longo da Avenida Rio Branco e em pontos estratégicos que harmonizam com as ruas históricas da cidade”. 

Confira o primeiro episódio do Especial Serrana e Grupo RSCOM – Garibaldi Vintage!
A cobertura do Especial Serrana e Grupo RSCOM – Garibaldi Vintage tem o apoio de Mega Ferragens, Di Parma Pizzaria e Câmara de Vereadores de Garibaldi.