Comportamento

Verstappen assombra a Ferrari com um fim de semana perfeito e vence o GP da Emilia-Romagna de ponta a ponta

Holandês ainda contou com erro do piloto Charles Leclerc para diminuir a diferença no campeonato

www.formula1.com
www.formula1.com

A manhã de domingo não foi feliz para a torcida da Ferrari. Esperando um grande resultado de seus pilotos, o que se viu das arquibancadas da pista de Ímola foi um show de Max Verstappen que venceu de forma incontestável. Os pilotos ferraristas não estavam inspirados. Sainz abandonou na primeira volta e Leclerc deixou o pódio escapar no fim após um erro quando pressionava Sergio Pérez em busca do segundo lugar. 

Na largada o que se viu ontem com Max Verstappen, hoje pôde ser visto com Charles Leclerc. O piloto da Ferrari perdeu duas posições na largada, uma para Sergio Pérez e outra para Lando Norris. Parar piorar ainda mais o princípio de prova para os Tifosi, logo na primeira variante da pista a Ferrari de Carlos Sainz foi atingida pela Mclaren de Daniel Ricciardo, o toque provocou o abandono do espanhol para decepção geral, tanto do piloto e da equipe como para os milhares de ferraristas presentes no circuito de Ímola. 

Com o toque entre Ricciardo e Sainz o Safety-Car foi obrigado a entrar na pista. Após algumas voltas o carro de segurança voltou aos boxes, na relargada Verstappen continuou na liderança sendo comboiado pela outra Red Bull de Sergio Pérez. Na oitava volta, Charles Leclerc conseguiu ultrapassar Lando Norris assumindo a terceira posição na corrida. 

Desde a largada a pista estava escorregadia e muito molhada em determinados trechos, isso devido às chuvas que caíram em volta do circuito durante todo o fim de semana, especialmente no sábado e no começo da manhã na Itália. 

Entre as voltas 17 e 19, os pilotos que lideravam a prova foram para os boxes e por alguns momentos Leclerc conseguiu ocupar a segunda posição após ultrapassar Pérez no box, mas como o mexicano havia parado uma volta antes, ele conseguiu esquentar mais os pneus e logo ultrapassou novamente o piloto da Ferrari. 

Após as movimentações das paradas de box, o miolo da corrida foi mais morno sem tantas ações definitivas, quem se sobressaia dos demais foi Verstappen que com sua Red Bull fazia a volta mais rápida da corrida em sequência. 

Uma das disputas mais longas da corrida envolveu o heptacampeão mundial Lewis Hamilton. Ele passou grande parte da corrida atrás da Alpha Tauri de Pierre Gasly sem conseguir a ultrapassagem, embora ele tivesse forçado em cima do francês, mas sem sucesso, o britânico terminou em um apagadíssimo 14º. 

Com as posições bem definidas na corrida a Ferrari tentou mudar os rumos da corrida e de certa forma conseguiu, mas não do jeito esperado. Na volta 50 Charles Leclerc, que tinha boa vantagem para Norris que estava em quarto, entrou nos boxes para colocar pneus de faixa vermelha, ou seja, mais rápidos, para tentar algo diferente como tirar a volta mais rápida das mãos de Verstappen. 

A entrada de Leclerc nos boxes provocou uma reação imediata na Red Bull. Na volta 51 Pérez entrou no box e na 52, Verstappen. Com isso Pérez e Leclerc voltaram muito próximos e quando o ferrarista pressionava o mexicano ele errou na Variante Alta perdendo o controle do carro e indo em direção ao muro na volta 54. Com a batida ele teve que voltar aos boxes perdendo muito tempo e várias posições, mesmo assim ele conseguiu terminar na sexta colocação salvando alguns pontos. 

No fim a Red Bull confirmou a dobradinha com Max Verstappen em primeiro e Sergio Pérez em seundo. A última vez que a equipe havia terminado em primeiro e segundo foi no Grande Prêmio da Malásia de 2016 quando Daniel Ricciardo terminou em primeiro e Max Verstappen em segundo. 

Outro belo destaque da corrida foi Lando Norris, o piloto da Mclaren terminou a corrida na terceira posição alcançando assim o primeiro pódio na temporada. George Russel com a Mercedes terminou num bom quarto lugar, seguido pela Alfa Romeo de Valterri Bottas que está fazendo uma boa campanha com a equipe. 

A próxima corrida do Campeonato Mundial será o Grande Prêmio de Miami, que fará a estreia no calendário da Fórmula 1. A prova está marcada para o dia 8 de maio. Veja a seguir a classificação final do Grande Prêmio da Emilia-Romagna.

Foto: F1