Emprego e Carreira

Bento Gonçalves dá adeus a Emyr Farina

Líder empresarial morreu aos 98 anos e será sepultado nesta tarde. Ele ajudou a organizar entidades empresariais como o CIC-BG

O CIC foi uma segunda casa para Emyr Farina. Crédito Jeferson Soldi
O CIC foi uma segunda casa para Emyr Farina. Crédito Jeferson Soldi

Após longa enfermidade, faleceu na noite de quinta-feira,21,  aos 98 anos o empresário Emyr Farina. Ele foi diretor e acionista da Farina S/A e primeiro presidente do Centro da Indústria Fabril, mais tarde CIC e dirigiu a entidade entre 1962/65.

Farina era muito ativo junto ao meio empresarial. Durante longos anos foi executivo do CIC, foi também vogal patronal na Justiça do Trabalho e juntamente com o também falecido Darwin Geremia capitaneou a arrecadação de fundos para a construção do Foro Trabalhista de Bento Gonçalves. Posteriormente ajudou a fundar e depois presidiu o Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas de Bento Gonçalves.

Farina era casado com Lourdes – recentemente falecida – e deixa enlutados os filhos Valéria e Hilton e outros parentes. Farina pertencia a uma das mais tradicionais famílias bento-gonçalvenses e seu nome está intimamente ligado à evolução da atividade industrial e representação da mesma por suas entidades.

Os atos fúnebres estão ocorrendo na sala A, das Capelas São José. O sepultamento será às 16h30 desta sexta-feira, no Cemitério Municipal Central.

O CIC emitiu nota de pesar:

“O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), através de sua presidente, Marijane Paese, manifesta pesar pelo falecimento do empresário Emyr Farina, membro do Conselho Superior e ex-presidente desta casa (1962-1965).
Farina foi um grande entusiasta da capacidade industrial de Bento Gonçalves, sendo um dos articuladores e primeiro presidente do Centro da Indústria Fabril (CIF), em 1962. A entidade cumpria, assim, um papel de protagonismo na consolidação que se iniciava à época de uma Bento Gonçalves como polo moveleiro e vitícola. Vem desse período o lema da organização, criado também por Farina: “O capital e o trabalho devem caminhar lado a lado, movidos pelo mesmo entusiasmo e por igual fé”. Desde sua criação, o CIF passou a cooperar com a já existente Associação Comercial, fundada em 1914 e embrião do CIC-BG. Em 1981, ambas se uniram, estabelecendo o surgimento da entidade com seu atual nome.
Ao mesmo tempo em que o CIC-BG expressa toda admiração pelo legado desse grande empreendedor, manifesta suas sinceras e mais respeitosas condolências a todos seus familiares”.