Polícia

BM realizará simulação de roubo a banco na próxima semana em Caxias do Sul

O intuito é preparar os policiais para possíveis delitos de roubo a banco, preservando vidas inocentes

Foto: BM / Divulgação
Foto: BM / Divulgação

Na madrugada da próxima quarta-feira (27), o 12º Batalhão da Brigada Militar, junto com demais órgãos de segurança de Caxias do Sul, estará realizando uma simulação de ocorrência de roubo na agência do banco do Brasil e na sede da empresa Prosegur, localizadas na Rua Sinimbu, próximo a Praça Dante, e na Rua Pinheiro Machado, quase entroncamento com a 13 de Maio.

Conforme o Coronel Emerson Ubirajara de Souza, a reprodução iniciará por volta das 2h, horário este que possíveis crimes de roubo a banco acontecem. “Vamos fazer uma simulação de plano de defesa da cidade que foi elaborado pelo 12º Batalhão da Polícia Militar. O comando da Brigada Militar, após os acontecimentos em Criciúma no ano passado, determinou o comandante do batalhão, nos centros de retaguardas do Banco do Brasil, que essas cidades estabelecessem um plano de defesa com um plano de reação a este tipo de delito” destaca Ubirajara.

Emerson relata que o planejamento desta simulação foi concluído ainda no mês de janeiro deste ano, sendo os procedimentos onde a BM, com apoio dos demais órgãos de segurança, executarão esta situação com o intuito de preservar vidas, além de evitar confrontos em áreas urbanas, impedindo perdas de pessoas inocentes. Outro objetivo, durante a ação, é “fazer dar certo”, avaliando toda a reprodução para avaliar o projeto concluído, tendo em vista que existe a possibilidade de uma segunda simulação no final do ano para possíveis correções desta atual ação.

O Coronel Ubirajara alerta a comunidade para não se preocupar com ação da Polícia, pois para poder realizar a reprodução de forma mais real possível, haverão explosões, perseguições e disparos com armas não letais.

Vamos acabar fazendo, de certa forma, um teatro, utilizando policiais militares da unidade, simulando um assalto em dois pontos da cidade, na Sinimbu, próximo a Praça Dante e outro na Pinheiro Machado, que é banco e uma transportadora de seguros. O pessoal vai simular que irá entrar nesses estabelecimentos para retirar valores. Vamos simular explosões, pois normalmente nesses locais eles (criminosos) adentram através de utilização de explosivos. E vamos simular uma tomada da rua com esses policiais fazendo papel de delinquentes fortemente armados com fuzis, utilizando armas de airsoft, que é especifico para treinamento, simulando uma tomada na rua, pois geralmente esses delinquentes fazem isso para não haver aproximação dos policiais. Depois será simulado uma fuga do local, aí estaremos com o planejamento em andamento” finalizou Ubirajara.

Participarão da simulação a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Guarda Municipal e Secretária de Trânsito.