Comportamento

Força tarefa planeja alinhar os cabos nos postes da rua Júlio de Castilhos em Farroupilha

Força tarefa planeja alinhar os cabos nos postes da rua Júlio de Castilhos em Farroupilha

Oportunizada pela Comissão de Infraestrutura e Bem Estar Social da Câmara de Vereadores de Farroupilha, aconteceu na última semana um encontro entre Poderes Públicos, RGE e entidades de classe para tratar das  condições de cabeamento nos postes centrais da cidade.

Tendo em vista o acúmulo de cabos, em sua maioria de fibra ótica, ocupando os postes de energia e causando uma poluição visual no município, o grupo prepara-se para uma força tarefa com foco no alinhamento de fios e na retirada de cabeamentos clandestinos.

O presidente da camissão, Gilberto do Amarente, comentou em entrevista ao Grupo RSCOM como o trabalho deve ser feito, que deve ter inicío ao longo de seis quadras da Julio de Castilhos, no centro da cidade. Ele também diz que o trabalho servirá como uma forma de ajudar a alavancar o turismo.

“Será a retirada e o alinhamto dos fios. Nessas seis quadras será feito com o apoio do Executivo, já que o problema é de todos. Inclusive do turismo, onde todos investem, fazem uma repaginação, para que tudo fique bonito. A prefeitura investe nas decorações de Natal, de Páscoa, e temos esse ponto que acaba distorcenndo de tudo isso. Então, queremos dar um alinhamento com o que vem sendo feito na cidade”, disse.

A ação está amparada em uma lei municipal que obriga a responsável pelos postes a realizar o seu ajustamento, permitindo-a notificar as empresas de telecomunicações que também utilizam o poste sobre o excedente de fios nas vias públicas.

Os trabalhos devem ocorrer no mês de junho, após as empresas serem notificadas pela RGE. Os horário serão definidos pelo Sindilojas e CDL, uma vez que a operação causará transtornos aos moradores e lojistas da via. Ao Executivo Municipal, caberá o recolhimento dos cabos retirados e a sinalização de segurança no local durante o serviço.