Caxias do Sul

Quantidade de chuvas nos últimos dias recupera níveis das barragens em Caxias do Sul

Confira os níveis atuais das represas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nos últimos meses, Caxias do Sul, bem como todo o Estado do RS, passou por um período longo de estiagem. Com isto, medidas rígidas foram aplicadas para evitar o desperdício de água, tendo até mesmo o risco de racionamento. Quem muito sofreu com a seca foram os agricultores, pois além de grandes perdas nas colheitas, muitos açudes acabaram secando, prejudicando a agricultura e os animais. No entanto, com a quantidade de chuva que caiu em Caxias do Sul nos últimos dias, as represas conseguiram ganhar um “fôlego”, deixando os caxienses mais tranquilos.

O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Gilberto Meletti, destaca que as recuperações mais significativas foram as represas Samuara e do Faxinal. “A represa Samuara de um dia para o outro conseguiu recuperar de uma maneira bastante grande, chegando a 100%. É uma bacia que há o menor consumo, pois atende uma região menor na cidade. Então ela conseguiu se recuperar de uma forma mais eficiente. Ficamos felizes com a posição da represa do Faxinal, pois é um sistema que abastece quase 60% da cidade. Está em 74%, sendo que estava em 52%, então houve uma boa recuperação”, disse Gilberto.

Confira os níveis atuais das represas

Represa Samuara – (localizada próxima ao Centro de Artes e Arquitetura da UCS, na ERS-122, no sentido Caxias do Sul – Farroupilha)
100%

Represa Faxinal – (próximo ao Golf Club Caxias do Sul, na Rota do Sol, sentido Litoral – Caxias)
74,47%

Represa Maestra – (na Estrada Adolfo Randozo – Serrano)
95,72%

Represa Marrecas – (Em Vila Seca)
85,64%

Represa Completo Dal Bó – (No bairro Fátima)
75,74%

Houve realmente em todos os nossos mananciais uma recuperação expressiva pelo volume de chuva que tivemos. A tendência agora é aumentar o volume de chuva e conseguirmos retomar realmente as posições dos nossos mananciais para que a gente possa ter menor preocupação e melhor atendimento à nossa comunidade” finalizou Meletti.