Negócios e Mercado

Caxias do Sul volta a integrar a Região Uva e Vinho no Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: Conetur / Divulgação
Foto: Conetur / Divulgação

O novo mapa turístico do Rio Grande do Sul foi divulgado pelo Conselho Estadual de Turismo – Conetur, em uma assembleia realizada em Porto Alegre. O Rio Grande do Sul passa a ter 381 municípios presentes no mapa, distribuídos em 27 regiões turísticas pelo Estado.

Após um trabalho de coleta de documentos e organização destes pela Atuaserra, a Região Uva e Vinho apresentou um crescimento em relação ao mapa do turismo brasileiro anterior, com a inclusão de Casca, Fagundes Varela, São Vendelino e União da Serra, além do retorno de Caxias do Sul. Atualmente são 38 municípios nesta região.

A diretora executiva da Atuaserra, Beatriz Paulus, explicou que Caxias do Sul saiu por questões políticas, mas agora retornou. Participar do Mapa Turístico, segundo ela tem o objetivo de dar visibilidade e trazer desenvolvimento ao município, junto com as políticas públicas do Governo Federal.

“Não vamos ter a ilusão de que quando um município ele entra, ele já seja turístico, ele é um potencial turístico muitas vezes. Hoje todos os nossos municípios tem atrações turísticas e todos eles tem o Cadastur. Então a intenção de participar é para desenvolver, porque também o papel da governança é auxiliar os municípios a serem turísticos. Todo mundo trabalha junto para que aquele município tenha um produto turístico.”

Beatriz acredita que um ponto positivo da nossa região é ter dois aeroportos, em Caxias do Sul e Passo Fundo, o que trás bastante visibilidade no Mapa Turismo. Ela destacou alguns dos critérios que o município precisa ter para participar.

  • Integrar uma Instância de Governança Regional;
  • Características identitárias (identidade cultural);
  • Precisa ter um departamento de turismo com dotação orçamentária;
  • Precisa ter um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) ativo;
  • COMTUR com um plano de trabalho, junto com o plano municipal;
  • Precisa ter Cadastur obrigatório, sendo 15 segmentos econômicos com Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE), sendo 7 obrigatórios e 8 opcionais.

O Mapa é atualizado a cada dois anos, a Região Uva e Vinho sempre por meio da entidade Atuaserra.