Custo de Vida

Mesmo com queda no dólar, preço da gasolina e diesel não deve baixar

(Foto: Freepik/Divulgação)
(Foto: Freepik/Divulgação)

A cotação do dólar vem operando em queda há algumas semanas. Ontem (12), a tarde a moeda norte americana operava em baixa a R$ 4,68. Além disso o preço da barril do petróleo vem caindo nos últimos dias e está sendo comercializado a US$ 99,00. Com isso, se tinha a expectativa de que o preço dos combustíveis reduzissem, uma vez que quando o dólar sobe a Petrobras logo anuncia reajustes nas suas refinarias.

Na semana passada a estatal anunciou a redução no preço do gás de cozinha, no entanto, a gasolina e o óleo diesel não tiveram nenhum anúncio. Conforme uma fonte da Rádio Uirapuru, que administra uma grande rede de postos de Passo Fundo, não há nenhuma previsão de redução nos valores dos combustíveis.

De acordo com o administrador, a desculpa da vez é o preço do produto importado. A Petrobras não consegue suprir toda a demanda nacional e precisa importar petróleo de outros países. O principal fornecedor do Brasil era o Golfo do México, no entanto, a prioridade agora é o mercado europeu. Em função da guerra na Ucrânia, a maioria dos países da Europa não estão comprando petróleo da Rússia e estão buscando outros mercados para abastecer suas populações. O Golfo do México, por sua vez, prefere vender para a Europa, pois o valor é maior e o que sobra para a América do Sul e Brasil fica inflacionado. Em razão disso, não há perspectiva de redução nos combustíveis.

A gasolina ainda tem mais um fator para manter o preço em alta. O anidro, um dos componentes da gasolina, teve uma alta de mais de 20%, forçando com que o preço permaneça majorado.

Informações: Rádio Uirapuru