Trânsito

Iniciada a liberação de pista na Estrada Municipal João Edgar Jung, no interior de Caxias do Sul

Remoção de pedras, terras e árvores e construção de talude estão entre as medidas adotadas

Foto: Ederson de Oliveira
Foto: Ederson de Oliveira

Foi dado início nesta terça-feira (12), na Estrada Municipal João Edgar Jung, na altura da comunidade Farias Lemos, em Caxias do Sul, a operação de liberação do trecho da pista que sofreu um desmoronamento de terras na quinta-feira (07). A rota faz ligação entre os distritos de Vila Cristina e Santa Lúcia do Piaí.

Ainda na sexta-feira (08), um grupo de engenheiros da Secretaria de Obras e Serviços Públicos vistoriou o local para avaliar a extensão da obra a ser realizada. “Como não é apenas remover os materiais orgânicos, trabalharemos por etapas. Temos de agir com segurança e construir um talude para conter a encosta, evitando novos movimentos no futuro”, descreve o secretário Norberto Soletti.

Sobre o prazo de finalização dos trabalhos, Soletti adverte que há um esforço concentrado para liberar a pista o quanto antes, mas pondera limitações em razão das condições climáticas e do feriado da Sexta-Feira Santa. “Primeiro faremos o desbastamento da testa da encosta para, em seguida, delinearmos o talude. Seguem-se a detonação dos grandes blocos de rochas e a remoção dos detritos que estão na pista”, detalha.

Quanto à alternativa para locomoção entre as comunidades locais e os distritos, a Subprefeitura de Santa Lúcia do Piaí aponta que o trajeto a ser utilizado é passando pela comunidade Canudos, em um trajeto de mais ou menos oito quilômetros. O subprefeito Nilo Calgaro, aponta que a estrada apresenta boas condições, mas devido ao estreitamento da pista a via não é recomendável para veículos pesados.