Segurança

Pacientes relatam falta de apoio da Visate após incidente com transporte coletivo em Caxias do Sul

Foto: Especial/Leouve
Foto: Especial/Leouve

No sábado dia 2 de abril, o ônibus do transporte coletivo urbano da linha 33, a qual faz os bairros São Cristóvão, Castelo e Marianinha, circulava pela BR-116, porém na entrada do bairro Mariland, houve um problema mecânico, por volta das 07h30.

De acordo com o usuário Jeferson Toledo Vechi, “aparentemente, arrebentou / quebrou a suspensão traseira direita (que fica no mesmo lado da porta de saída do ônibus). Os pedaços de metal estavam caídos no asfalto.” Diante disso, as pessoas que estavam dentro do ônibus foram arremessados e sofreram ferimentos. Alguns passageiros que precisaram passar por cirurgia foram contatados pelo Portal Leouve.

Vechi sofreu fratura em uma vértebra da coluna e ferimentos no joelho. A mãe de Daiana Pereira Cavalheiro, moradora do bairro São Cristóvão, também sofreu fraturas, ela foi arremessada para as escadas do ônibus. Ela fraturou uma vértebra da coluna e o pulso. A mulher de 43 anos precisou fazer cirurgia e está em recuperação em casa.

O caso mais grave é de uma mulher, chamada Danibel Machado, de nacionalidade Venezuelana. De acordo com conversas com familiares, Danibel também teve fraturas e foi encaminhada por uma ambulância do Samu para atendimento médico. Ela teve que aguardar para fazer cirurgia pelo SUS, conseguindo uma vaga somente neste último final de semana. Ela segue hospitalizada.

Os feridos relataram que um funcionário da Visate, no dia do incidente, colheram dados dos envolvidos. Porém, até o momento eles não haviam recebido contato da empresa, nem para custeios financeiros, nem apoio psicológico. Daiana Pereira destacou ainda que soube pelo contato com a família de Danibel que a família dela está passando necessidades. A família mudou-se a pouco para a cidade, mora de aluguel, tem crianças e estava trabalhando há poucos meses em um supermercado da cidade.

“No sábado eles pegaram um número e deram um número, eu fiquei esperando eles entrarem em contato, na segunda-feira eu liguei, pra ver se eles iam dar algum suporte. Porque até então, a minha mãe não tinha sido encaminhada para a cirurgia. Eles me disseram que iam cobrir o custo do hospital, só que a gente foi pelo SUS, então não teria gasto. Eu não queria ajuda financeira deles, graças a Deus a gente consegue se manter, mas o descaso deles não ligar perguntando se precisava alguma coisa, e eles deveriam ter encaminhado para um hospital e conseguir a cirurgia”, comenta Daiana.

A Polícia Rodoviária Federal atendeu e prestou o socorro aos envolvidos, contudo não fez boletim de ocorrência, porque não foi um acidente, segundo a justificativa do órgão público.

A assessoria da Visate, encaminhou a seguinte nota sobre o caso:

“A concessionária informa que o acidente aconteceu devido a quebra de um pino de centro e a 5ª mola do ônibus, ocasionadas por um buraco existente na via. No momento do fato, três pessoas sofreram lesões e, imediatamente, a Operação da empresa acionou o Samu para atendimento. Uma das pessoas foi liberada, outra hospitalizada e a terceira conduzida à Unidade de Pronto Atendimento para uma análise mais apurada, sendo transferida, por intermédio da empresa, para um leito no Hospital Pompéia. Desde então, o setor de Segurança segue em contato com os envolvidos e está à disposição em caso de necessidades. Salientamos, ainda, que realizamos manutenção preventiva em todos os veículos da empresa a cada 15 mil quilômetros rodados e a última revisão, do ônibus em questão, havia sido feita em 21/02/2022, estando ele ainda com cerca de 7,5 quilômetros rodados, ou seja, abaixo da quilometragem da próxima revisão. Lamentamos o ocorrido e reforçamos que este foi um fato isolado, visto que podem acontecer quebras mecânicas. Seguimos acompanhando o caso.”