Negócios e Mercado

Ministro do Meio Ambiente participa do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano em Caxias do Sul

Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Iniciou nesta terça-feira (12), o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na abertura oficial do evento, um dos palestrantes foi o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Leite parabenizou Caxias do Sul pelo evento e pelas tecnologias existentes. Segundo ele a parceria entre Empraba, UCS e o setor privado gera grandes tecnologias para reduzir a emissão do metano, transformando os resíduos e lixos em energias renováveis.

O Ministro falou também como esse novo método pode ser praticado pelos pequenos produtores. Segundo Joaquim Leite um dos objetivos do atual governo é proporcionar políticas públicas ao alcance de todos. As cooperativas devem ser uma solução para fazer mini gaseoduto e levar até uma usina de transformação, e devolver em energia ou combustível ao produtor. Investimentos de R$200 mil reais são necessários para os pequenos produtores que se unem.

Após a coletiva de imprensa, o ministro fez uma visita pelos estandes do Fórum, além de seguir outras agendas pela cidade. Acompanharam o visitante, o senador Luiz Carlos Heinz, o prefeito Adiló Didomenico, o reitor da UCS Evandro Kuiava e entidades ligadas ao Biogás e Biometano do Rio Grande do Sul.

Confira a entrevista completa com o Ministro Joaquim Leite.

Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM