Esportes

Secretaria Estadual do Esporte e Lazer oficializa patrocínio 2,5 milhões de reais para as Surdolimpíadas de Verão

Recurso será utilizado na melhoria de praças esportivas, que ficarão de legado para a cidade.

Foto: Antonio Chimia Lorenzett
Foto: Antonio Chimia Lorenzett


A Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL) é a mais nova patrocinadora oficial da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão 2021, que acontecerão em Caxias do Sul, entre 1º e 15 de maio deste ano. A parceria vinha sendo alinhavada desde o ano passado, com o então Secretário Estadual da pasta, Danrlei de Deus, que deixou o cargo recentemente para concorrer nas próximas eleições.

O patrocínio oficial, no valor de 2,5 milhões de reais, contempla a exposição da marca da SEL em publicidade estática (placas, faixas, banners) nos locais de competição; inserção da marca nos canais oficiais das Surdolimpíadas nas mídias digitais (Facebook, Instagram, Youtube, site oficial) e nos convites oficiais do evento.

Richard Ewald, CEO do Comitê Organizador, salienta a importância do patrocínio da SEL para os jogos Surdolímpicos:

“O Danrlei de Deus, atualmente Deputado Federal, enquanto Secretário do Esporte e Lazer, foi peça chave para que conseguíssemos fechar esse acordo importantíssimo de patrocínio, que auxiliará muito a organização dos jogos, para que possamos concluir as melhorias das praças esportivas que sediarão as competições. E o mais importante é que tudo isso ficará de legado para Caxias do Sul”.

Bruno Ortiz Porto, Secretário Estadual do Esporte e Lazer Adjunto também ressaltou como o evento movimentará a comunidade:

“A importância do esporte é unânime, o esporte tem esse viés educacional, viés inclusivo. Quando a gente traz um evento desse porte a gente movimenta a economia de toda a região. A gente espera que a Surdolimpíadas seja um marco no sentido de incluir a comunidade do surdos através do esporte e inclusive ajudar a acabar com eventuais preconceitos ou qualquer tipo de discriminação”

O Deputado Estadual Danrlei de Deus também deixou claro a importância da realização deste evento:

“A Surdolimpíadas por si só já traz um viés social muito grande, ela traz a vontade da prática esportiva, é um dos maiores eventos do mundo mas para nós era importante ter o Estado incentivando, estando junto e colocando verba para ter este viés social no futuro”

Ao todo, 70 países já confirmaram participação nas Surdolimpíadas, inclusive, a Ucrânia, que está envolvida em conflito com a Rússia, se fará presente. Os russos, que seriam a maior delegação, não participarão, já que foram suspensos recentemente pelo conselho do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), em virtude dos ataques ao país vizinho. Mais de 6 mil atletas surdos disputarão 20 modalidades esportivas no masculino e 18 no feminino (não há luta-livre e luta greco-romana para mulheres).

Sobre as Surdolimpíadas

A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.

A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos. Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber mais de 5 mil pessoas entre surdoatletas e comissões técnicas e equipes de mais de 70 países.

Como marco histórico, o Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão, que será também o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.

Fotos: Antonio Chimia Lorenzett