A Estrada Municipal João Edgar Jung que liga as comunidades de Santa Lúcia do Piaí, a Sebastopol no interior de Caxias do Sul, está totalmente interditada.
Na manhã desta quinta-feira (7), por volta de 11h, houve a queda de uma barreira. A vegetação parou sobre a pista, causando a interdição total. A Secretaria de Obras do município já foi acionada pelos moradores locais. De acordo com um morador que acompanhou a vistoria dos engenheiros da pasta, será necessário fazer detonações e criar estruturas para que outras pedras não cedam também. A previsão é que siga bloqueado por alguns dias o local.
O desvio pode ser feito pela estrada que liga a comunidade de Canudos a Nossa Senhora Aparecida. Aos que vão até Santa Lúcia do Piaí, seguem sentido Linha Paese entra a esquerda e desce sentido a Vila Cristina e linha Canudos. Também é possível fazer o desvio pela BR-116.
No site a prefeitura de Caxias do Sul emitiu a seguinte nota sobre o desmoronamento.
“Em decorrência de um desmoronamento de terras ocorrido na manhã desta quinta-feira (07/04), a Estrada Municipal João Edgar Jung, na altura da comunidade Farias Lemos, em Santa Lúcia do Piaí, está interditada para fluxo de veículos. A estrada faz ligações com Vila Cristina, passando por Sebastopol. Equipes da Subprefeitura de Santa Lúcia, intermediada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, trabalham no local para a liberação da pista.
Não há previsão de liberação da via para tráfego de veículos. Como alternativas de desvio, a orientação é que os motoristas de veículos leves utilizem a rota que passa pela comunidade dos Canudos e de pesados devem acessar a via pelo Bairro Cruzeiro.”
Imagens: Morador Altemir Zanardi