Comportamento

Fundamental para a produção da Serra Gaúcha, Porto do Litoral Norte foi debatido na Assembleia

(Foto: Guerreiro / Divulgação)
(Foto: Guerreiro / Divulgação)

A melhoria da infraestrutura logística de toda a Serra Gaúcha, por meio de novos investimentos e da implantação do novo porto do Litoral Norte, na cidade de Arroio do Sal, foram temas de debate durante audiência pública da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais realizada na manhã desta quarta-feira (06).

O evento teve a participação do deputado Carlos Búrigo (MDB/RS), entre outros parlamentares, do senador Luiz Carlos Heinze (PP/RS), autoridades municipais, empresários e o direção da DTA Engenharia, responsável pelo projeto elaborado para construção do porto, apresentado na ocasião.

O termo de referência da obra já tem a liberação do Ibama, o que viabiliza o início do licenciamento ambiental e abre espaço para avanços junto à ANTAQ, Superintendência de Patrimônio da União (SDU). O projeto conta com autorizações da Secretaria Nacional de Portos (SNP) e da marinha para a escavação em área portuária de 2,5 quilômetros da beira-mar. Estas medidas são necessárias para consolidar o projeto junto a investidores.

Para Búrigo, a criação do porto de Arroio do Sol é uma oportunidade única para a evolução da economia da Serra. “A região ganha em logística, em custo e cria uma alternativa de escoamento de sua produção que vai impactar positivamente em diversas áreas, como geração de emprego e renda e surgimento de novas empresas e fomento ao turismo e indústria. A iniciativa por fazer toda a diferença para as próximas gerações”, avaliou o deputado.