Bento Gonçalves

Ambulatório Pós-Covid de Bento Gonçalves realizou mais de 1700 atendimentos

Profissionais de diversas áreas da saúde atuam no local

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação


Em novembro do ano passado foi criado em Bento Gonçalves o ambulatório Pós-Covid, estendendo o atendimento a pacientes que receberam alta hospitalar, e que mesmo em casa, continuam o processo de recuperação das sequelas da doença. Ao longo de pouco mais de quatro meses já ocorreram aproximadamente 1729 atendimentos, divididos entre diversos profissionais.

O espaço, localizado nas dependências do Espaço do Idoso, no bairro Progresso, conta com enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e otorrinolaringologistas. Os atendimentos médicos no tratamento às pessoas em processo de recuperação das sequelas do coronavírus já vinha sendo realizado na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Botafogo (UPA 24h). O ambulatório Pós-Covid conta com 8 horas de psicologia por semana e na média são realizados 7 atendimentos por semana além da reunião de equipe semanal e capacitação mensal.

Na época em que se discutia a instalação do ambulatório, a então estudante de Enfermagem e estagiária, Camila Barrios Anjos da Mota, estava trabalhando no projeto de conclusão de curso sobre a Covid-19, fazendo um estudo científico e mapeando as sequelas ocasionadas pela doença. No processo de criação do ambulatório, Camila auxiliou com ideias e também com um referencial teórico para o projeto. A enfermeira destaca que “sem dúvidas, a implantação do ambulatório não só agrega e tem uma importância relevante para o município como principalmente para os sobreviventes da Covid-19, que necessitam de atendimento especializado e individualizado para sua completa recuperação.

“Após metade da escrita pronta, com um bom referencial teórico pude contribuir na construção do projeto da prefeitura juntamente com a Nubia Beche (NUMESC), Melissa Bonato (Coordenadora UPA 24H), Secretaria de Saúde e demais membros que se fizeram presentes nas diversas reuniões até a implementação do Ambulatório. A construção do projeto se deu em conjunto com equipe multidisciplinar, fundamental para a assistência desses sobreviventes. Após diversas reuniões e o projeto finalizado, foi apresentado à Secretaria de Saúde do município e ao Conselho Municipal de Saúde”, explicou Camila.

Como procurar atendimento no ambulatório
Pessoas acometidas por infecção pós- Covid e com sequelas, podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF), onde passará por consulta médica, e posteriormente encaminhado para atendimento no ambulatório. Dúvidas podem ser sanadas através do telefone (54) 30558518.