Memória LEOUVE

Líder de quadrilha de assaltos a banco Falcão é morto em Cotiporã

Líder de quadrilha de assaltos a banco Falcão é morto em Cotiporã

"Viatura

O assalto com explosão na fábrica de jóias no centro Cotiporã, na madrugada deste domingo, dia 30, resultou na morte de três bandidos, entre eles o procurado número um do estado, Elisandro Rodrigo Falcão, 31 anos, responsável pelos assaltos a bancos e empresas com dinamites.

 

A Brigada Militar e a Polícia Civil procuravam o assaltante nos últimos meses, já que a quadrilha intensificou os ataques, principalmente na serra.Durante a ação, além de Falcão outros dois criminosos foram mortos, e dois policiais tiveram ferimentos leves, e estão em observação no hospital de Veranópolis. Entre aos ataques que foram realizados pelo bando de Falcão nos últimos meses  estão as explosões aos caixas eletrônicos em Picada Café, Nova Bassano, Fagundes Varela, Jaquirana e ao pedágio de Vacaria. 

 

A Brigada Militar estava mobilizada porque o setor de inteligência sabia de um possível ataque na serra no final de semana, que se confirmou por volta das 2h da manhã. Sendo que integrantes do GATE que estavam no litoral subiram a serra na noite deste sábado, dia 29.

 

O bando estava armado com fuzil,metralhadoras, pistolas, coletes a prova de bala, miguelitos e drogas. Em entrevista a Rádio Viva FM 94.5 o Capitão Juliano Amaral informou que mais de 200 policiais estão na região, inclusive a guarnição área se desloca para a serra. A Brigada Militar acredita que mais sete bandidos estão foragidos, a maioria em matagal. Os corpos dos criminosos já foram recolhidos e encaminhados para o IML de Caxias do Sul. Por volta das 7h30 da manhã alguns sacos com jóias foram recuperados em estradas vicinais de Cotiporã.

 

Entenda o assalto:

 Segundo informações da Brigada Militar, bandidos armados com metralhadoras e fuzis explodiram a entrada da fábrica e provocaram mais 10 explosões após o ataque a fábrica de jóias. Funcionários estavam no interior  da empresa no momento da ação criminosa e cinco deles foram feitos reféns. Houve troca de tiros, que culminou com a morte dos bandidos e com dois policiais militares baleados. Antes do tiroteio os reféns foram liberados após uma negociação que durou mais de uma hora. O tiroteio aconteceu durante uma passagem de barreira na saída da cidade.

Neste momento, equipes da Brigada Militar, Polícia Rodoviária e Polícia Civil montam barreiras na região. Está sendo feito um cerco em todas as possíveis rotas de fuga utlizadas pelos bandidos. Não se tem ainda informações sobre valres roubados e quantidade de criminosos. Um caminhão com carga de explosivo foi encontrado abandonado numa estrada vivinal, os dinamites  já foram detonados pela equipe técnica da Brigada Militar.