Caxias do Sul

Perícia realiza 1ª simulação de perseguição que resultou em morte de jovem em Caxias do Sul

Jovem morreu com um tiro na cabeça em junho de 2021

Fotos: Wellington Frizon / Grupo RSCOM
Fotos: Wellington Frizon / Grupo RSCOM

Ocorreu na noite desta terça-feira (5), a 1ª reprodução simulada da perseguição que resultou na morte do jovem Matheus da Silva dos Santos, de 21 anos, no dia 6 de junho de 2021, em Caxias do Sul. A vítima morreu com um disparo de arma de fogo na cabeça no bairro São José, na Zona Norte da cidade.

A ação foi realizada por peritos criminais do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Participaram da simulação policiais civis, bem como fiscais de trânsito, os quais realizaram os bloqueios nos trechos onde a reprodução ocorria. Os trabalhos iniciaram na Rua Moreira César, quase esquina com a Rua José de Carli (local onde a perseguição iniciou), sendo prolongada até a esquina das ruas Ludovico Cavinato e José Venzon Neto. Após isto, a equipe de perícia, bem como os policiais e fiscais, retornaram ao ponto inicial.

Conforme o delegado Caio Márcio Brisolla Fernandes, titular da DPHPP de Caxias do Sul, a simulação tem como objetivo confrontar versões eventualmente incongruentes por meio das investigações por parte da perícia, e, desta maneira, estabelecer a real dinâmica do contexto, identificando a autoria do único disparo responsável por causar a morte de Matheus.

Familiares e amigos realizaram manifestações da Rua Moreira César, pedindo por Justiça.

Entenda o caso

Matheus conduzia um VW / Parati e, na Rua Moreira César, no dia 06 de junho de 2021, durante uma tentativa de abordagem por parte de agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo, ele ignorou a ordem de parada e fugiu. Conforme informações, Matheus não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante a fuga, ao acessar a Rua Ludovico Cavinato, na contramão, acabou colidindo contra o muro de uma residência na esquina com a Rua José Venzon Neto, e, em seguida, foi baleado na cabeça, morrendo na hora.