Comportamento

Hospital de Campanha no Virvi Ramos, de Caxias, encerra atividades após 23 meses com zero internações por Covid-19

Dos 49 leitos abertos em maio de 2020, 18 permanecerão abertos em novo contratoacordado com a prefeitura de Caxias do Sul

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Hospital de Campanha, aberto em 06 de maio de 2020 no Virvi Ramos, com 49 leitos de internação clínica, encerrou suas atividades na quinta-feira, dia 31 de março, após o término do contrato. 18 dos 49 leitos abertos durante a pandemia permanecerão abertos, em novo acordo formalizado com a Prefeitura de Caxias do Sul, mas não serão exclusivos de Covid-19.

O novo contrato prevê também a manutenção de seis leitos de UTI SUS na instituição. Dessa forma, o Hospital Virvi Ramos ficará com 10 leitos de UTI SUS, quatro já tinham habilitação permanente antes da pandemia e outros 10 leitos de UTI para atender usuários de planos de saúde, totalizando 20 leitos de UTI.

Os 18 leitos de internação clínica que permanecerão abertos se juntam a outros 48 leitos SUS que já estavam habilitados antes da pandemia, totalizando agora 66 leitos clínicos pelo Sistema Único de Saúde, que atenderão casos de covid, gripe e outras patologias.

Vale ressaltar, que apesar de não contar mais com um espaço exclusivo de internação para Covid, quando um paciente positivo de covid ou influenza internar, ficará em isolamento. O mesmo vale para os leitos de UTI.

O encerramento das atividades do Hospital de Campanha no Virvi Ramos marcou também a despedida do médico Rodrigo Fontana Nicoletti, que coordenou as equipes durante os 23 meses de atividade: “Foi um desafio enorme. Algo novo para todos. Um grande aprendizado. Fomos adquirindo experiência com a doença conforme os casos iam aparecendo. Felizmente montamos uma equipe muito unida e qualificada. Encerramos o contrato na quinta-feira com nenhum paciente positivo internado, apenas casos suspeitos e com a certeza de que fizemos um grande trabalho e deixando as portas abertas na instituição”.

Cleciane Doncatto Simsen, Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, agradeceu o trabalho coordenado por Nicoletti no Hospital de Campanha: “Fico muito orgulhosa de dizer que ao longo de 23 meses de funcionamento do Hospital de Campanha, não tivemos nenhuma notificação por contaminação cruzada nas equipes.

Isso mostra o engajamento e comprometimento de todos. O trabalho desenvolvido foi de muita qualidade e referência para muitas famílias e pacientes que por aqui passaram. Parabenizo toda equipe na pessoa do Nicoletti pelo excelente trabalho realizado”.

De agora em diante, não haverá mais internações exclusivas de Covid-19. Casos de internação clínica e de terapia intensiva atenderão qualquer doença no mesmo espaço, com a ressalva de que contaminados por Covid-19 ou Influenza que internarem, ficarão em isolamento até que não estejam transmitindo mais a doença.

Na tarde dessa sexta-feira, 1º de abril, o Hospital Virvi Ramos tinha apenasdois casos ativos de covid-19 em internação. São de dois pacientes internados na UTI SUS.