Empreendedorismo

CIC homenageia quatro mulheres com o 18º Mérito Empreendedora em Caxias do Sul

Fotos: Paula Brunetto/ Grupo RSCOM
Fotos: Paula Brunetto/ Grupo RSCOM

Quatro mulheres de sucesso foram agraciadas com o troféu do 18º Mérito Empreendedora, em um evento promovido pelo Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). Marcado na noite desta quinta-feira (31), no auditório da entidade. O evento apresentou as trajetórias de Cíntia Buzin, homenageada na categoria Indústria, Ivete Maria de Oliveira, na categoria Comércio, Dilma Maria Tessari, na categoria Serviços, e Véra Stedile Zattera, na categoria Educação.

A presidente do Conselho da Empresária, Agatha Tonietto, destaca o objetivo desta premiação.

“Hoje dentro do conselho da mulher empresária a gente fomenta todas essas empresárias, busca das apoio a elas. Hoje na cidade a gente tem mulheres excepcionais, muito lutadoras, com histórias brilhantes e cabe a nós homenageá-las e inspirar outras mulheres que querem ser empresárias, ou que já estão na sua trajetória”.

Para receber a premiação, segundo Agatha, o conselho analisa a história delas, o que elas já fizeram pela sociedade e o tempo de luta.

Uma dessas histórias inspiradoras foi contada pela homenageada na área da Industria Cíntia Buzin,

“Eu acho que as escolhas é pelas histórias inspiradoras, e a minha história que vem da indústria, de uma empresa familiar fundada pelo meu pai, há mais de 50 anos, eu comecei muito jovem e há 10 anos atrás por um fatalidade meu pai veio a morrer e eu assumi a empresa, foi um processo bem difícil, eu era uma menina num mundo masculino, onde meu pai tinha uma liderança patriarcal, houve barreiras de aceitação, foi muito difícil conquistar o espaço e provar minha competência, então eu acredito que o mérito vem em virtude dessa história de superação. Hoje a triplicou o faturamento, melhoramos a produtividade, com uma gestão mais moderna.”

A Dra. Dilma Maria Tessari, destacou que a dedicação é motivo destas homenagens.

“O grande motivo dessas coisas acontecerem é o empenho e a energia que a gente coloca na profissão da gente, na verdade em tudo que a gente faz, isso faz com que a gente consiga fazer mais coisas e abranger um espectro maior de ações. E, também por algumas características, fazer as coisas com muito esmero, com muito carinho e isso da resultado e isso, eu acho, que dá um resultado para todas as pessoas. Eu não esperava, mas sempre o reconhecimento nos agracia, nos massageia a alma, eu sou muito agradecida por ter sido escolhida para essa homenagem.”

A proprietária de uma confeitaria, Ivete Maria de Oliveira, salienta que o amor é a chave para o sucesso.

“Primeiramente amor pelo que faz e se a gente gosta do que faz, a gente consegue uma vida melhor. E, não parar correndo sempre atrás. Olha eu acho que é nunca desistir mesmo, por mais difícil que seja, por mais dificuldades que tenha, é ter persistência e principalmente, escolher um caminho que gosta, que gosta de fazer e fazer com amor sempre.”

A professora Véra Stedile Zattera, foi a homenageada na categoria Educação. Véra repassou uma dica de como ser uma mulher empreendedora, assim como ela.

“Eu não sei se é uma boa ser igual a mim. Mas na questão profissional é se dedicar mesmo, primeiro tem que gostar, não te dedica aquilo que você não gosta porque não vai ser legal, o prêmio que você vai receber ele não é tão interessante quanto aquele quando tu te dedica a alguma coisa que você gosta, ele vem quase que naturalmente, e outra aquilo que você gosta não é pesado, ele se torna mais leve, não quer dizer que ele não seja mais trabalhoso, só que ele se torna mais leve, então essa é a minha dica só se dedique a aquilo que você gosta.”

Após contar suas histórias, as quatro agraciadas receberam um troféu, produzido pela Elisa Zattera e um certificado desta nomeação. O evento da CIC foi acompanhado por empresários, lideranças comunitárias e representantes de empresas apoiadoras, as quais distribuíram brindes aos presentes.

Foto: Cassi Aguiar / CIC

Imagens: Paula Brunetto / Grupo RSCOM