Comportamento

Prefeitura libera acesso à consulta pública sobre Parque de Proteção Animal em Caxias do Sul

Foto: João Pedro Bressan / Prefeitura
Foto: João Pedro Bressan / Prefeitura


Desde a zero hora da segunda (28/03), a Prefeitura de Caxias do Sul oportuniza à comunidade um link específico para receber opiniões sobre a instalação de um Parque de Proteção Animal na cidade. O link https://forms.caxias.rs.gov.br/index.php/378612?lang=pt-BR, que encontra-se na página principal do site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br) estará disponível para acessos até 23h59 da quinta-feira (31/03).

A consulta pública foi determinação do prefeito Adiló Didomenico para que a comunidade se manifeste sobre qual local, dentre três apresentados a partir de 12 vistoriados, entenda ser o mais adequado para receber o investimento. A ação servirá para subsidiar a decisão da Administração sobre o local. A elaboração da ferramenta foi feita por meio de várias secretarias e, de forma continuada, com informações ao Ministério Público do Estado.

Podem participar todas as pessoas residentes em Caxias do Sul, mediante cadastro no site por meio do CPF e título de eleitor. A consulta tem sete perguntas que visam entender o pensamento da comunidade sobre o Parque de Proteção Animal, que tem sua criação determinada na lei 8.542, que instituiu, em Caxias do Sul, o Código Municipal de Proteção aos Animais. Desde outubro de 2016, a Prefeitura acolhe em um canil, na localidade de São Virgílio da 6ª Légua, em torno de 500 cães, os quais recebem atendimento especializado. Desde 2014, a proteção e o bem-estar dos animais é considerada pela Organização das Nações Unidas como um dos objetivos de desenvolvimento sustentável para o mundo.