Polícia

Cartório Amigo dos Animais e Núcleo de Mediação de Conflitos são inaugurados em Novo Hamburgo

Cartório e Núcleo integram a 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo

(Foto: Renan Freitas/PCRS)
(Foto: Renan Freitas/PCRS)


Na tarde de quinta-feira (24), na sede da 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, ocorreu a cerimônia de inauguração do 108º Núcleo de Mediação de Conflitos (Projeto Mediar) e 54º Cartório Amigos Dos Animais. A Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, participou da inauguração.

A Chefe de Polícia destacou o empenho da instituição para aproximar a polícia da comunidade. “Buscamos atender aos anseios da sociedade com uma polícia mais humanizada, mais aberta, uma polícia que tem espaço para investigar todos os tipos de crimes, como os que envolvem a causa animal. Da mesma forma, com os núcleos de mediação, queremos acolher a população de forma diferenciada e ágil, fazendo com que as partes se entendam, se compreendam e se ajustem.”

O titular da 2ª Delegacia de Polícia no município, o delegado Ivair celebrou a ampliação dos serviços prestados na unidade. “É com muita satisfação que recebemos o Programa Mediar e o Selo de Delegacia Amiga dos Animais. Agradeço aos policiais lotados neste órgão, que sempre abraçam com muito afinco e dedicação os projetos que propomos executar na Delegacia”, disse Ivair.

A crescente demanda por atendimento de ocorrências envolvendo animais domésticos enfatizou a urgência da criação de cartórios dedicados à investigação de crimes de maus-tratos e crueldades correlatas. O selo Delegacia de Polícia Amiga dos Animais foi lançado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul em abril de 2021 e possibilitou a instalação dessas unidades cartorárias especializadas nas sedes policiais do Estado. Atualmente, a instituição conta com 54 delegacias que possuem selo e os seus respectivos cartórios especializados atuantes.

A consolidação da PC como um espaço de resolução de conflitos e não apenas uma via de encaminhamento de demandas ao Judiciário foi possível através dos núcleos de mediação de conflitos, na esteira do Projeto Mediar. Este foi transformado em programa da Polícia Civil através da Portaria 168/2014, da Chefia de Polícia, e visa expandir para todo o Estado os princípios da Justiça Restaurativa. Com esta expansão pretende-se consolidar o uso da mediação na esfera policial. O programa busca a promoção do diálogo e do consenso entre os sujeitos em conflito para uma resolução pacífica das diferenças.

Também acompanharam a cerimônia a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegada Adriana Regina da Costa, o titular da 3ª Delegacia de Polícia Regional de São Leopoldo, delegado Eduardo Augusto de Moraes Hartz, e o titular da 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, delegado Ivair Matos Santos.

(Foto: Renan Freitas/PCRS)

Fonte: Ascom/SSP