Comportamento

Pérola da terra na cultura da videira foi o tema da palestra desta quinta, em Nova Pádua

Esta palestra faz parte da programação alusiva aos 30 anos do munícipio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aconteceu na noite desta quinta-feira (24), a palestra sobre o manejo da pérola da terra na cultura da videira, com o engenheiro, doutor e perquisador da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton. A palestra aconteceu no Salão Paroquial de Nova Pádua e faz parte da programação alusiva aos 30 anos do munícipio.

A pérola da terra é um inseto em forma de pérola que vive no solo e, para se alimentar, suga as raízes das videiras, retirando os nutrientes que as mantêm vivas. Fracas e desnutridas as mudas de parreiras contaminadas acabam morrendo. A praga é, hoje, uma das grandes preocupações enfrentadas pelos viticultores mas não infesta apenas os parreirais: o inseto se alimenta de pelo menos oitenta tipos diferentes de plantas. Apesar de não voar, a pérola da terra se espalha rapidamente, principalmente através das mudas contaminadas.

De acordo com Botton, a primeira preocupação é manter o vigor das videiras, fornecendo comida para as plantas e para o inseto. Isso é feito através do manejo da adubação com destaque para o emprego da adubação orgânica”, orienta Marcos. “Outro ponto que tem que se levar em conta é a limpeza dos parreirais. Pesquisas realizadas pela Embrapa mostram que vinhedos onde não é empregado herbicidas em área total mantendo o manejo da cobertura vegetal dentro dos vinhedos resistem muito mais ao ataque da pérola-da-terra”, acrescenta.

Segundo o pesquisador, a Embrapa tem consciência da extensão do problema que tem ampliado nos últimos anos por isto esta concentrando esforços para desenvolver tecnologias que permitam conviver com o inseto”, ressalta Marcos Botton.

Além dos agricultores, também marcaram presença o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Gelson Sonda, Eng. Agrônomo do Escritório da Emater de Nova Pádua, Willian Heintze e os vereadores Giseli Boldrin Rossi, Lino Pecatti e Demétrio Pan.