Segurança

20% dos condutores abordados na Balada Segura estavam sob efeito de álcool em Caxias do Sul

Foto: Fiscalização de Trânsito
Foto: Fiscalização de Trânsito

Na madrugada desta sexta-feira (25/03), servidores da Fiscalização de Trânsito e da Brigada Militar promoveram nova edição da Operação Balada Segura em trecho da Avenida São Leopoldo. A ação é colocada em prática para coibir infrações e crimes de trânsito envolvendo o consumo de álcool. Nas blitze da Operação Balada Segura, os condutores são submetidos ao teste do etilômetro passivo, no qual o equipamento indica se há índice de álcool nos pulmões. Em casos positivos o veículo é retido para consultas e verificações.

Entre 1h e 4h, os agentes abordaram 89 condutores e emitiram 23 autuações. Dois condutores foram flagrados sem Carteira Nacional de Habilitação (não eram habilitados). Também foram flagrados 17 condutores dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. Nenhum deles foi preso, pois não atingiram o índice superior a 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Durante a operação, sete condutores fugiram do local ao virem os servidores. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade reforça que ao fugir das operações, os condutores devem estar cientes de que sofrerão consequências nas esferas administrativas do trânsito e criminal.

Durante a operação, os agentes abordaram um veículo VW/Gol CL 1.6 MI com dois indivíduos. Em revista, a Brigada Militar encontrou duas petecas de cocaína, uma no bolso do motorista e a segunda embaixo do tapete. Em consulta ao sistema, foi constatado que o veículo se encontrava em situação de Furto/Roubo e que a placa do veículo pertencia, na verdade, a um VW/Gol 1000I. Os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, da qual o condutor foi encaminhado ao presídio. O veículo foi removido ao depósito credenciado do Detran/RS.