Comportamento

Com mais de 10% da população com dengue, Rodeio Bonito redobra cuidados e alertas

A situação é considerada grave pelas autoridades da área da saúde

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O município de Rodeio Bonito, que possui 5,8 mil habitantes, enfrenta um surto de dengue, situação que tem levado em média 30 pessoas a serem atendidas no Hospital São José. O número de casos, desde sexta-feira (18), já chega a 128, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

A situação é considerada grave pelas autoridades da área da saúde. A Rádio Uirapuru conversou com o prefeito da cidade, Paulo Duarte, que informou estar tomando todas as medidas de enfrentamento em relação ao surto de dengue que estão enfrentando. A infestação está espalhada nos 115 quarteirões da cidade e no momento está sendo uma mobilização no sentido de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.

O maior problema são as caixas de água utilizadas pela maioria dos moradores para recolher a água da chuva, locais onde ocorre a proliferação do mosquito. Para combater a doença muitas ações são tomadas para eliminar o mosquito, entre as quais, o fumacê, com pulverização de domicílio de infectados ou suspeitos e campanha de conscientização através dos meios de comunicação, carro de som nas ruas e redes sociais.

Até o momento nenhum paciente que foi identificado com dengue precisou ser deslocado para atendimento em hospitais da região, os casos estão sendo tratados nos postos de Saúde dos bairros e nos casos considerados mais graves, os pacientes recebem atendimento no hospital local. O gestor também disse que, o Poder Público está fazendo um apelo à população para não armazenar água em tonéis, cisternas e caixas d’água.

Os moradores devem revisar os terrenos, bebedouros de animais, piscinas, pratos de plantas ou quaisquer outros recipientes. Isso porque, a partir da ocorrência de chuva os ovos depositados pelo mosquito eclodem, aumentando a proliferação. Em Rodeio Bonito, os mutirões de combate ao mosquito envolvem as secretarias da Saúde, Administração, Obras e Urbanismo, Educação e CRAS.

Informações: Rádio Uirapuru