Carlos Barbosa

Projeto capta recursos para restauro de Capela de Santo Antônio de Castro, no interior de Carlos Barbosa

A capela, que é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, foi inaugurada em 1916

(Foto: Eliseu Demari)
(Foto: Eliseu Demari)

A noite da última quarta-feira (23) foi marcada pelo lançamento do projeto de restauro da Capela de Santo Antônio de Castro, no interior de Carlos Barbosa. O santuário, inaugurado em 1916, permanece preservada até hoje, integrando o roteiro turístico L’Amore Di Colonia, além de ter sido tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal de Carlos Barbosa em 2003.

O evento reuniu autoridades, empresários e comunidade. O projeto foi apresentado pela associação L’Amore di Colonia e pelo escritório Escaiola Arquitetura Rara, responsável pelo projeto arquitetônico e também pela coordenação do projeto de restauro da capela, incentivando que empresas aportem recursos mediante abatimento do ICMS.

Conforme a arquiteta Juliana Betemps, que trabalha junto à coordenação do restauro, ao buscar inscrição junto à Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), o projeto foi avaliado pelo Conselho Estadual de Cultura como um das principais patrimônios de referência da imigração italiana do Sul do Brasil.

“Além do prédio, cuja construção iniciou em 1908 e teve inauguração em 1916, a capela possui um acervo histórico de afrescos e imagens. Desde o século anterior havia uma mobilização pelos próprios imigrantes para construir essa capela. E, tivemos o privilegio de ser contemplados, com aprovação do projeto,, e assim podemos captar recursos para o restauro da capela através da isenção do ICMS com a contrapartida dos empresários, de apenas 5% do valor colocado em ICMS. Esse restauro é de extrema importância para culta de barbosense, da imigração, do RS e do Brasil, para mantermos viva parte da nossa história. Serão aproximadamente dois anos de obra”, explica.

O custeio da obra gira em torno de R$ 900 mil, sendo que R$ 300 mil já foram captados junto às empresas Tramontina, Cooperativa Santa Clara, Galvanotek e Sul Nativa Transportes, além de repasse da Administração Municipal. Informações podem ser obtidas através do e-mail, [email protected] ou pelo telefone, (54) 99972 7147.

O projeto  conta com o envolvimento da Associação L’Amore Di Colonia, juntamente com o poder Executivo e Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa – ACI, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Braço Forte e a Comunidade de Santo Antônio de Castro.