Em reunião na última semana, a Comissão de Infraestrutura e Bem-Estar Social, responsável pela pasta de Educação esteve reunida com o Sindicato dos Servidores Municipais de Farroupilha (Sismuf) e a secretaria de Educação para tratar de atualizações no Plano Municipal de Educação (PME), em vigor desde 2015.
Conforme relata o presidente do Sindicato, Diego Tormes, estratégias referentes a plano de formação dos professores da educação básica não possuem mecanismos de valorização aos profissionais com níveis de pós-graduação, mestrado e doutorado, contrariando as diretrizes nacionais.
Para este tema, a secretária de Educação, Luciana Zanfeliz, junto com o departamento jurídico da Prefeitura irá estudar as medidas legais de atribuir no plano de carreira a valorização proposta, seus impactos financeiros e a quantidade de professores aptos a estarem inseridos na ação.
As possíveis alterações propostas no PME deverão passaram pelo crivo do Conselho e Fórum de Educação; e pela Casa Legislativa através de Projeto de Lei.