A importância e o peso da Universidade de Caxias do Sul para o município e toda a região foram celebrados em homenagem aos 55 anos da instituição feita pelo deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), nesta quarta-feira, 23, em Porto Alegre. A solenidade ocorreu no salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, foi entregue ao reitor Evaldo Kuiava a medalha da 55ª Legislatura, uma das principais honrarias do Parlamento gaúcho.
Durante a sua fala, Búrigo ressaltou o papel social da UCS e a presença na Serra. “Muito além da educação e do conhecimento, a Universidade de Caxias do Sul fez da sua história a própria evolução da comunidade em que está inserida. Os 55 anos comemorados em fevereiro coroam uma instituição que não consegue mais separar a sua trajetória das pessoas que a construíram, e da cidade e a região que a viram nascer. A integração entre UCS e toda sociedade caxiense, e em cada um dos municípios em que exerce suas atividades, se estende por inúmeros segmentos e está presente no dia a dia de todos”, citou o deputado.
Outro ponto abordado por Búrigo foi a conexão com a comunidade e a participação em diversos setores. “A UCS está conectada com a comunidade e suas principais necessidades, e faz parte de tudo que move as estruturas que enxergam na UCS o pilar fundamental para o crescimento de toda uma população e do lugar onde vivem”, citou o deputado.
Além do reitor Evaldo Kuiava, estiveram no ato o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias, Celestino Loro, e o diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira.