Comportamento

Garibaldi registra mais de 70 focos do mosquito Aedes Aegypti

Apesar do número elevado, não há casos confirmados da doença no município

dengue
(Foto: Ilustrativa/ Arquivo)

Nos primeiros meses de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde de Garibaldi, através da Vigilância Ambiental, registrou 73 focos positivos do mosquito Aedes Aegypti. Sendo 50 casos em janeiro e 23 no mês de fevereiro. Até o momento, foram enviados para análise laboratorial 393 amostras.

O bairro com maior número de focos é o Brasília, com 16 casos. Logo após, o bairro Chácaras, com 11; os bairros São Francisco e Peterlongo, registrando nove focos cada; bairros São José e Santa Terezinha, além da região central, com cinco focos cada um; bairro Champagne, quatro casos; bairro Guarani, três casos e bairros Três Lagoas, Vale dos Pinheiros, Glória, Borguetto e Ferrovirário, um foco cada um.

Apesar do número elevado, não há casos confirmados da doença no município. No entendo, a população deve ficar alerta, levando-se em conta que além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é transmissor da chikungunya e zika vírus.

A orientação é que os moradores mantenham caixas d´água, poços, barris, lixeiras e outros depósitos de água bem fechados; retirem os pratos dos vasos, ou coloquem areia naqueles que ficam no interior da residência; as piscinas devem ser tratadas corretamente, se não o fizer, mantenha-a coberta; troque semanalmente a água dos bebedouros de animais, lavando-os com escova.

Em caso de dúvidas ou denúncias, deve-se entrar em contato, através do telefone (54) 3462-8270.