Justiça

Região da Serra registra uma das semanas mais violentas da história

Dias de horrores

Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM
Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM

A Serra Gaúcha viveu uma semana tipica de filme de terror. Isto porque, desde o último domingo (6), até está sexta-feira (11), foram registradas 8 mortes violentas, sendo que todas as vítimas foram homens.

A primeira foi na cidade de Farroupilha, onde Jaison André Balbinot, de 29 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto na noite de domingo (06), na Linha Paese, no interior de Farroupilha. Ele recebeu os primeiros socorros pela equipe do Samu, porém não resistiu aos ferimentos e morreu durante o caminho para o hospital. Os criminosos fugiram do local sem levar nada.

O segundo homicídio ocorreu em Flores da Cunha. Claudiomiro Rodrigues da Silva, de 31 anos, morreu com diversos golpes de faca na tarde de segunda-feira (7), na Rua dos Araças, no bairro Pérola. Segundo informações repassadas por populares, a vítima estava em casa, no horário de intervalo do trabalho, quando foi surpreendido por dois homens que colidiram com uma motocicleta contra sua Van de trabalho. Ao tirar satisfações do ocorrido, ao mesmo tempo que socorria o caroneiro caído, foi atacado com diversos golpes de faca pelo motoqueiro. Ele tinha antecedentes por estupro, ameaça e sequestro relâmpago.

Na noite de terça-feira (8), ocorreram três mortes violentas, sendo elas duas em Farroupilha e uma em Caxias do Sul. Na cidade de Farroupilha, as mortes foram de forma instantânea, sendo que Cleiton Costa, de 28 anos, e Adriano Adavilson Pereira, de 38, foram mortos em um tiroteio durante um confronto com a Brigada Militar, em decorrência de um assalto a residência, localizada no bairro Monte Pascoal. Minutos mais tarde, Nauro Patrick Dos Santos Araújo, 26 anos, foi executado no bairro Fátima, em Caxias do Sul. O crime ocorreu em uma residência na Rua Dr. Vicente Bornancini, quase esquina com Corona D’agostini. Segundo informações repassadas pela polícia, o local era um conhecido ponto de tráfico de drogas. Araújo estava em frente a casa quando percebeu a aproximação dos criminosos. Ele tentou correr para dentro da casa, mas foi executado na sala.

No final da manhã da quarta-feira (9), Denílson da Costa, 34 anos, morreu baleado em frente a um supermercado, o qual ele era proprietário, localizado na Rua dos Apicultores, no bairro Belo Horizonte, Zona Norte de Caxias do Sul. Conforme informações repassadas pela Brigada Militar, alguns indivíduos passaram pela rua e dispararam contra a vítima. Uma mulher que estava nas proximidades também foi atingida e precisou ser encaminhada pela equipe de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para receber atendimento hospitalar. Durante a noite, na cidade de Garibaldi, Igor Flores, de 22 anos, foi morto a tiros em uma residência localizada na Rua Nossa Senhora do Carmo, no bairro Alfândega. De acordo com o boletim de ocorrência, um indivíduo com máscara teria arrombado a porta da casa e desferido diversos disparos a queima roupa contra Igor. Testemunhas relatam que, logo após, o mesmo teria fugido em um veículo Siena, de cor preta, onde havia ao menos mais um homem em seu interior.

Ainda na noite de quarta-feira, em São Marcos, Jonatas da Silva Rodrigues, de 33 anos, foi atingido por diversos disparos de arma de fogo praticado por dois homens que tripulavam uma motocicleta, e após o crime fugiram do local. O fato aconteceu na Rua Catafesta, no Centro. Jonatas foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu e foi a óbito durante a madrugada de quinta-feira (10).

Com estes números da semana, Farroupilha segue sendo a cidade mais violenta neste inicio de ano com 13 homicídios, seguido por Caxias do Sul com 12, Garibaldi – 3, Bento Gonçalves – 2, São Marcos – 2, Gramado – 2, Flores da Cunha – 1, Garibaldi – 1, Canela – 1, Nova Prata – 1.

Outros homicídios da região

Em Vacaria, na última segunda-feira (7), morreu André Girardi de Lima, de 48 anos, mais conhecido Andrezão Pé Furado. Ele era morador de rua perambulando pela cidade toda, mas morava no bairro São Francisco. Ele foi vítima de um espancamento na madrugada do dia 28 de fevereiro por um indivíduo que havia dito minutos antes a um grupo de amigos que ia “mostrar como se matar uma pessoa”. O fato aconteceu Rua Marechal Floriano, no Centro de Vacaria. A ação foi registrada por câmeras de monitoramento. O agressor foi preso.

Ainda na segunda-feira, em Caxias do Sul, Juliano Manenti Lima, de 25 anos, morreu no Hospital Pompéia, em decorrência de lesões ocasionadas por uma agressão no último domingo (6), na cidade de Bom Jesus. Conforme o pai da vítima, ele saiu de casa com a irmã e com um amigo, sendo que este amigo, relatou ao pai de Juliano que ele havia sido agredido por um segurança do rodeio. Juliano não resistiu as lesões e entrou em óbito.

Corpo encontrado em Gramado

Na quarta-feira, uma mulher de 52 anos, a qual não teve o nome divulgado, foi encontrada morta dentro de um apartamento em Gramado. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, vizinhos da vítima ligaram para o 193 porque sentiam um cheiro forte vindo do apartamento dela. Eles também relataram que ela não era vista há alguns dias, o que chamou a atenção dos moradores. Os bombeiros ainda informaram que não havia sinais visíveis de violência, mas apenas a perícia determinar a causa da morte.