Caxias do Sul

Prefeito de Caxias do Sul decreta desobrigatoriedade do uso da máscara em locais abertos

Decreto foi publicado nesta sexta-feira (11)

Foto: Wellington Frizon / Grupo RSCOM
Foto: Wellington Frizon / Grupo RSCOM

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, decretou nesta sexta-feira (11), a desobrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual para circulação de pessoas em espaços abertos, tanto públicos quanto privados, em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo.

O decreto foi publicado no Diário Oficial Eletrônico Edição Extra, sendo que, conforme a prefeitura, foi considerado as análises da situação epidemiológica da Covid-19 no município, visando as necessidades de adequações aos Protocolos vigentes, de forma que dialoguem com a situação epidemiológica atual da cidade.

De acordo com Adiló, o poder público de Caxias do Sul já havia se manifestado favorável em unanimidade, através da Amesne,  sobre a desobrigatoriedade do uso da máscara, onde foi encaminhado um documento ao Governo do Estado, dando a entender, por parte do Executivo caxiense, que o uso da máscara poderia ser dispensado.

As pessoas já vem nessa angústia com a máscara. Para muitos ela atrapalha, especialmente para quem usa óculos. Ela é um dificultador. Ela foi muito importante e muito necessária, mas agora eu entendo que chegou o momento da gente, gradativamente, ir retirando ela, especialmente ao ar livre, pois eu entendo que as pessoas não têm mais a necessidade do uso e devemos continuar a campanha da vacinação, isso sim. A ciência, a medicina, demostraram que com a vacina a gente vai ter sucesso contra este inimigo invisível” destacou Didomenico.