Memória LEOUVE

Morre aos 104 anos, o arquiteto Oscar Niemayer

Morre aos 104 anos, o arquiteto Oscar Niemayer

"ArquitetoO Hospital Samaritano, do Rio de Janeiro, confirmou na noite desta quarta-feira, 5 de dezembro, a morte do arquiteto Oscar Niemayer, aos 104 anos. A hora da morte teria sido às 21h55min. Ele estava internado há 33 dias, após uma infecção renal, agravada nas últimas horas por outra infecção, agora respiratória. Ele estava sedado e respirava com a ajuda de aparelhos desde o início da semana.

 

Os­car Ri­bei­ro de Al­mei­da Nie­me­yer faria 105 anos no dia 15 de dezembro. Era carioca das Laranjeiras, nascido em uma família tradicional do Rio. Seu avô foi mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral. Em 1929, entrou pa­ra a Es­co­la Na­cio­nal de Be­las Ar­tes, on­de re­ce­beu o di­plo­ma de en­ge­nhei­ro ar­qui­te­to, em 1934. Em pouco tempo, tornou-se um dos grandes nomes da ar­qui­te­tu­ra no Brasil. Entre suas principais obras, está a concepção de Brasília. Casou-se com a descendente de italianos Annita Baldo em 1928. Eles tiveram uma filha, An­na Maria (falecida em junho de 2012), qua­tro ne­tos, 11 bis­ne­tos e três tri­ne­tos.

 

Em 2012, Oscar Niemayer comemorou o fato de o Sambódromo do Rio, projetado por ele há 30 anos, que passou a ter o traçado original. Ele conseguiu espalhar suas ideias e projetos por to o mundo, tendo deixado um estilo e legado de respeito em países como Itália, França e Estados Unidos. Nos Campos de Cima da Serra, projetou a Casa do Povo, em Vacaria, cuja restauração foi inaugurada neste ano.