O secretário de Turismo e também coordenador do Comitê Estratégico do Inova RS na Serra Gaúcha, Tiago Centenaro Mignoni, liderou o evento Inova RS Summit, no qual o projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) foi apresentado na tarde desta quarta-feira, dia 2, no Solo de Inovação da Festa da Uva. O espaço, dentro dos Pavilhões, é uma parceria entre a prefeitura de Caxias do Sul e o Sebrae X (marca de inovação do Sebrae).
O encontro contou com a presença da representante do Ministério do Turismo e coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos, Bárbara Blaudt. Na ocasião, a convidada detalhou a iniciativa que busca estabelecer diretrizes e um formato nacional para transformar localidades turísticas em espaços inovadores.
De acordo com o secretário, a participação de Flores da Cunha em um evento deste porte ressalta a importância com que a gestão trata a inovação e o turismo. “Atuamos fortemente na colaboração entre ecossistemas de inovação. Flores da Cunha ganha em qualidade, por meio de soluções assertivas, tendo a inovação como centro da estratégia de desenvolvimento e o turismo como a cadeia produtiva potencial a fim de ampliar a economia e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida no nosso município”, destaca Mignoni.
Iniciado em 2021, o projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil é composto por 10 cidades, sendo duas cidades representando cada uma das cinco regiões do Brasil: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste).
A expectativa é de que a metodologia do piloto seja disponibilizada para expandir a outros municípios a estruturação de destinos turísticos inteligentes.