Comportamento

Conheça Marcos Ferronatto, o novo presidente da Segh Uva e Vinho

Marcos Ferronatto assume até 2025

Foto: Júlio Soares/ Objetiva
Foto: Júlio Soares/ Objetiva

O Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Serra (Segh Uva e Vinho) possui um novo gestor em 2022. Isto porque, Marcos Ferronatto passa a assumir o setor até 2025. O presidente pretende dar continuidade aos projetos realizadas na última gestão, mantendo como foco a valorização e conexão com os associados ao Sindicato.

Ferronatto têm 35 anos de experiência no ramo da gastronomia, sendo que iniciou sua trajetória na entidade no ano de 2000. “Estou honrado de fazer parte da entidade e agora estar na presidência. Acredito que todos devem se envolver nas questões associativas da sua categoria na busca de sustentabilidade das empresas e representatividade. Busco estar atento as mudanças e tendências, acompanhando o mercado e ouvindo o setor. Assim atuo no meu negócio. É esta dinâmica e experiência que levo para a gestão do Segh”, disse Marcos.

O presidente também mencionou suas expectativas para a retomada no setor gastronômico, além de ressaltar o período desafiador envolvendo a pandemia. “Diante do momento em qual vivemos, acredito que o grande desafio é manter o setor unido, buscando valorização e respeito a estes abnegados empresários da gastronomia, hotelaria, bares/casas noturnas e turismo. São tempos desafiadores. Temos convicção que 2022 será o ano da retomada efetiva para o setor de gastronomia, hotelaria e turismo. O setor foi duramente prejudicado. Não há estoque de diárias, refeições, passeios, eventos. É sim uma retomada, mas começando praticamente do zero. Nós da diretoria do Segh temos um respeito imenso a estes empresários que não esmoreceram e mantêm seu negócio. Agora é vital avançar”, destacou Ferronatto.

No momento, está ocorrendo a 33ª edição da Festa Nacional da Uva, sendo assim, o fluxo no setor turístico aumenta, consequentemente. Desta forma, segundo Marcos, o evento auxilia na retomada do setor gastronômico. “O evento além de renovar as esperanças na superação, traz fluxo. No Seghe seus associados celebram a realização da Festa da Uva, temos que avançar na retomada – Juntos outras vez. O Setor hoteleiro, por exemplo, confirma procura de última hora e a ocupação durante o primeiro final de semana da Festa da Uva” ressaltou o presidente.

Segundo levantamento do Segh, junto aos hotéis de Caxias do Sul, a média de ocupação foi próxima a 65% considerando período de sexta a domingo (duas diárias). Alguns hotéis chegaram a 80% da sua capacidade ocupada. “Este é um período de baixa temporada, com o evento temos um grande incremento na ocupação hoteleira e consequentemente impacta na gastronomia, entretenimento e turismo. A Festa da Uva segue fazendo história. A retomada agora é realidade. É um estímulo para o setor que sofreu tanto com a pandemia”, disse Ferronatto.