Olimpíadas

Representantes da Dinamarca e Finlândia visitam Caxias do Sul há dois meses da abertura das Surdolimpíadas

Dinamarqueses e finlandeses vistoriaram locais de competições e hospedagem e visitaram a Festa da Uva.

Representantes da Dinamarca e Finlândia visitam Caxias do Sul há dois meses da abertura das Surdolimpíadas

FRepresentando a Finlândia e a Federação de Esportes para Surdos do país nórdico (Skul – Suomen Kuurojen Urheiluliitto) estiveram na cidade Heli Romu, coordenadora da Federação e chefe da delegação que vem a Caxias do Sul em maio com 24 integrantes, sendo 10 atletas. Eles ficarão hospedados no Hotel Partner. Também esteve junto a intérprete de Sinais Internacionais Reeha Eklund.

Pelo lado da Dinamarca, estiveram visitando a Serra Gaúcha os chefes de delegação da Deaf Sports Denmark (a Federação Dinamarquesa de Esportes para Surdos) Joachim Thor Kroyer e André Kobberholm. A delegação será composta por 64 pessoas, entre atletas e staff, e ficarão hospedados em Garibaldi, no hotel Sky Dallonder.

Com agendas em conjunto, durante a última sexta e sábado, as duas delegações visitaram o Clube de Golfe de Caxias do Sul, o Clube de Caça e Tiro de Caxias do Sul, a pista de atletismo do Sesi, o ginásio 3 da Universidade de Caxias do Sul e também visitaram a cidade de Farroupilha, sede das provas de ciclismo.

Na tarde de sábado (26) visitaram os Pavilhões da Festa da Uva, local que sediará a Praça Surdolímpica e a competição do Boliche. Na oportunidade, aproveitaram para apreciar a Festa Nacional da Uva, e tiveram um encontro com Nino, a mascote oficial das Surdolimpíadas. No domingo, os representantes dos dois países regressaram à Europa.

Sobre as Surdolimpíadas

A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.

A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos. Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber 6.500 pessoas entre surdoatletas e comissões técnicas e equipes de mais de 90 países.

Como marco histórico, o Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão, que será também o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.

Fotos: Geremias Orlandi