Bento Gonçalves

Após polêmicas, Secretaria do Meio Ambiente de Bento Gonçalves será chefiada pelo prefeito e vice

Imagem Reprodução/internet
Imagem Reprodução/internet

Após os casos polêmicos que viraram notícia em Bento Gonçalves na última semana, a prefeitura realizou, ao longo dos dias, mudanças na pasta do Meio Ambientes. Após o sumiço de gatos e surgimento de uma grande área desmatada, o secretário Claudiomiro Dias foi exonerado do cargo e, quem assumiu o comando foi Diogo Siqueira, prefeito da Capital da Uva e do Vinho. A parte de área de serviços de rua e limpeza urbana ficará por conta de Amarildo Lucatelli, vice prefeito.

Além da mudança no comando da Secretaria de Meio Ambiente, a pasta toda teve alterações. O caso do desaparecimento dos gatos, que ainda está sem resposta em relação ao paradeiro dos animais, foi um dos principais motores de alterações na pasta. Conforme informações da prefeitura, “o foco principal será a ampliação das políticas públicas voltadas para o bem-estar animal”.

O poder público municipal busca agora a contratação de dois veterinários para atuar na fiscalização de casos de maus tratos. Além disso, houve a assinatura para abertura de edital para credenciar empresas que prestem serviços de castrações. O objetivo, conforme a prefeitura, é diminuir a demanda de serviços, e ampliar o número de procedimentos oferecidos para os animais. Entre os serviços estão castração e microchipagem, exames pré-operatórios, pós-operatórios, atendimento de urgência e emergência , táxi dog (baixa renda).

O processo de castração dos animais inscritos na secretaria, e cerca de 19 animais foram encaminhados para os procedimentos no último dia 22.

Iniciamos um processo de reconstrução da secretaria do Meio Ambiente, e neste momento a principal demanda é com relação à causa animal. Por isso, iniciamos um planejamento de curto, médio e longo prazo para estruturação do setor. Já estamos com as castrações em andamento, e um novo edital para suprir algumas necessidades. Posteriormente estaremos com os profissionais na rua para as ações de urgência e assim seguiremos o trabalho”, destaca o prefeito.