Polícia

Estelionatário aplica golpe do falso aluguel utilizando moradia de São Marcos

Uma vítima chegou a efetuar depósito para o golpista

Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

Na última semana a proprietária de uma residência localizada na Rua Carlos Gomes, centro de São Marcos, foi surpreendida ao saber que sua casa estava anunciada para aluguel nas redes sociais. A proprietária estava no litoral quando foi informada por uma vizinha que aproximadamente 20 pessoas já haviam procurando a casa após ver um anúncio na internet o qual ofertava a propriedade por R$700 reais mensais.

Um motorista que reside atualmente em Vacaria e pensa em mudar-se para São Marcos viu o anúncio e entrou em contato com o suposto responsável pela locação. A vítima fechou negócio e efetuou o pagamento de um aluguel adiantado. Em seguida a vítima ligou para um conhecido que mora próximo da casa anunciada e o mesmo informou que a casa era de sua vizinha e não estava disponível para locação, foi aí que a vítima se deu conta que havia caído em um golpe. A vítima registrou um boletim de ocorrência informando os dados bancários e contatos do suporto locatário.

De acordo com a verdadeira proprietária, a foto externa utilizada no anúncio foi retirada da internet e é uma imagem antiga, já que há cerca de oito anos a moradia tem grades no entorno. Já as fotos internas, onde aparecem inclusive móveis e utensílios, não condizem com sua residência.
Com a ajuda de um amigo a proprietária também fez contato com o estelionatário e a conversa foi anexada ao registro policial. A proprietária informa ainda que jamais colocou sua casa para locação. A polícia civil investiga o caso.

A orientação para quem for alugar um imóvel é dar preferência por aluguel através de corretor ou imobiliária. Porém, se for alugar online, procure por sites conhecidos e que garantam a devolução do dinheiro do cliente em caso de problemas com o imóvel.

Confira se o endereço realmente existe. Se possível, agende uma visita prévia antes de locar o imóvel. Caso não possa ir presencialmente ao imóvel ou pedir para alguém ir para você.

Na hora de realizar o pagamento, dê preferência para pagamentos feitos com cartão e não por pix ou transferência bancária, já que o estorno do dinheiro usando a modalidade pix é a mais difícil.

Informações: São Marcos Online