Bento Gonçalves

Projeto de Alfabetização e Letramento para a terceira idade abre inscrições em Bento Gonçalves

As aulas serão gratuitas e as inscrições devem ser realizadas na Biblioteca Pública Castro

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Desde o ano passado, a Biblioteca Pública Castro Alves de Bento Gonçalves realiza o projeto “Histórias para quem tem história”, coordenado pela orientadora educacional e funcionária da instituição, Cláudia Benatto, junto a grupos da terceira idade. Ao longo dos encontros, uma situação chamou a atenção da coordenadora: algumas senhoras são analfabetas e, geralmente, necessitavam de ajuda de outras para realizar as atividades.

Pensando nesta realidade, foi criado o projeto de Alfabetização e Letramento para atender este público que, na idade própria, não conseguiu ter acesso ao ensino. A Biblioteca Castro Alves será a responsável pela execução do Projeto. A estrutura física será montada na sala do Telecentro da Praça CEU e a equipe do CRAS I irá divulgar e encaminhar usuários que tenham interesse em se alfabetizar. O projeto tem como tema geral “Identidade” e sub-tema “Trabalhando os documentos”.

Metodologia do Projeto de Alfabetização e Letramento de Adulto da Terceira Idade:
Iniciar com a oralidade tendo sequência na leitura e na escrita, finalizando com a criação de frases e textos. Desta forma, a aprendizagem da leitura e da escrita se dá na perspectiva do letramento inserida no contexto do alfabetizando, com o seu uso efetivo nas práticas sociais e partindo da compreensão do mundo que o cerca e de uma palavra geradora que seja do seu universo e tenha significado para ele. Aprender com o próprio nome, contação de histórias, cultura popular (danças, cantigas e brincadeiras de roda).

A duração da aula será de três horas por dia, duas vezes por semana, e será totalmente gratuita para os alfabetizados.

Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas às diferentes mídias, e comunicar-se por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel.

Mais informações na Biblioteca Pública ou pelo telefone (54) 3452.5344.