Comportamento

Festa da Uva terá 200 atrações artísticas e seis desfiles cênicos em Caxias do Sul

Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Na manhã desta sexta-feira (11), a Comissão Comunitária da Festa da Uva 2022 realizou uma coletiva de imprensa, para esclarecer os protocolos desta edição. Estavam presentes todos os órgãos de segurança a nível municipal e estadual, órgãos de trânsito, autoridades, secretarias municipais envolvidas e coordenação da Festa em si.

A secretária da Cultura, Aline Zili, comentou sobre as atrações no Parque Mario Bernardino Ramos.

“Nos Pavilhões da Festa da Uva vão ser 200 atrações divididas em dois palcos e mais a itinerância, atividades que acontecem como uma surpresa, em meio ao público, em espaços como as réplicas, e outras áreas de alamedas, por  exemplo. Essa programação dos pavilhões, ela é realizada praticamente por artistas da região, especialmente de Caxias, mas que traz um pouco dessa produção da nossa representatividade cultural aqui da região de Caxias.”

Ainda de atrações, haverá na área central, os desfiles cênicos que devem reunir mais de 1 mil pessoas divididas em 50 alegorias e com dez carros alegóricos. Para organizar a concentração e dispersão deste grupo, a Fiscalização de Trânsito planejou bloqueios de vias da área central. A rua Sinimbu vai estar bloqueada, nos dias de desfile, a partir das 18h, desde a Rua Pedro Tomasi até a Dr. Montaury. Ainda, a Dr. Montaury entre a Sinimbu e a 18 do Forte, na quadra do Magnabosco. O transporte coletivo também deve sofrer alterações por conta destes bloqueios.

Ainda sobre o trânsito, em apoio, o Comando Rodoviário da Brigada Militar, tanto a equipe com sede em Farroupilha, quanto da região (17 unidades), estarão fazendo monitoramentos pela ERS-122 e RSC-453, principalmente, na Rota do Sol no cruzamento com a Rua Ludovico Cavinato, para que os turistas consigam acessar as atividades com segurança.

Na área da segurança pública, também haverá reforços da Brigada Militar da região, de soldados de Porto Alegre, além de parcerias com uma a empresa privada e da Guarda Municipal. Cerca de 60 novos policiais devem compor o efetivo de Caxias. Além de 15 policiais civis disponibilizados pela Delegacia de Caxias do Sul, para dar celeridade aos casos que venham ocorrer dentro do parque. O Corpo de Bombeiros e o Samu também vão prestar apoio no evento.

O Tenente-coronel, Emerson Ubirajara, comandante do 12º BPM de Caxias do Sul, explica como será o trabalho.

“O planejamento tem três eixos, segurança dos turistas: com policiamento ostensivo nos pontos turísticos, na rodoviária, estação férrea, principalmente a noite e nos desfiles. Nos desfiles há uma expectativa de 80 mil pessoas, nos seis dias, junto com a Guarda. Haverá 11 pontos de policiamento no parte, na parte interna e externa. Ainda, tem uma plataforma de observação elevada com monitoramento de câmeras, serão 72 câmeras privadas, monitorando todos os cantos, 4 câmeras de reconhecimento facial, com banco de dados de foragidos e desaparecidos.”

Além da Festa da Uva, neste período de fevereiro e março, há o carnaval e jogos do campeonato gaúcho, dentre eles um clássico CAJU (Caxias/Juventude) os quais também ocorrerá segurança por parte da Brigada Militar. Nestes casos as guarnições do 4º Batalhão de Choque devem prestar apoio.

A 33ª Festa Nacional da Uva está ocorrendo em meio a uma pandemia de Covid-19, e sua campanha de imunização. Por isso, será exigido o comprovante vacinal, na entrada dos pavilhões. Ainda, dentro do parque haverá um ponto de vacinação. A vacina será aplicada conforme o calendário para as doses de reforço, aos adolescentes (acima de 12 anos) e adultos. Não será ofertada a vacinação para crianças de 5 a 11 anos. A população que não tiver nenhuma dose da vacina, poderá acessar o evento, mediante apresentação de teste negativo (PCR ou Antígeno), de até 48hs antes. Os menores de 18 anos não tem obrigatoriedade de apresentar a carteira de vacinação.

Nos desfiles cênicos, também será cobrado o passaporte de vacinação. Para a população que desejar acessar as arquibancadas, as quais tem um valor de ingresso, será solicitado a comprovação de vacina. Já o restante do público assistirá, de forma gratuita, pelas vias públicas do município.

Caxias do Sul está há sete dias da abertura, o presidente da festa, Fernando Bertotto destaca os preparativos e a expectativa.

“As 11h do dia 18 a gente abre a Festa da Uva, o parque está uma mão de obra só, tem muitas equipes trabalhando temos ai em torno de 500 pessoas trabalhando ai no parque, a montagem dos estandes estarão concluídos até quarta-feira a empolgação está gigante, tá todo mundo tenso, ao mesmo tempo e empolgado porque está chegando a hora, mas eu tenho certeza que será uma grande festa. Nós temos uma expectativa de um público superior a 800 mil visitantes aqui no parque de exposições.”

A 33ª Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 18 de fevereiro e 6 de março. Maiores informações podem ser colhidas no site oficial da Festa. Clique aqui.

Fotos: Paula Brunetto/ Grupo RSCOM

Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM