Comportamento

Serra Gaúcha contará com mais 30 leitos de UTI a partir de março

Foto: Governo do RS / Divulgação
Foto: Governo do RS / Divulgação

A pandemia de Covid-19 obrigou algumas unidades de saúde, pelo estado do Rio Grande do Sul, a abrirem novos leitos, para conseguir atender a demanda pelo SUS. No último trimestre de 2021, o número de internados pela doença diminuiu. Está situação permitiu que o Ministério da Saúde liberasse aos hospitais a sinalização de manter alguns dos leitos em atividade.

No mês de novembro de 2021, os hospitais Virvi Ramos e Geral de Caxias do Sul, São Carlos em Farroupilha e São Pedro de Garibaldi, demonstraram interesses em assegurá-los. De acordo com a coordenadora regional de Saúde, Cláudia Regina Daniel, houve uma análise nestas unidades hospitalares pra confirmar a continuidade.

“O estado avaliou as infraestruturas dessas unidades para saber se elas tinham condições de manter definitivamente estes leitos, após o parecer, então nós conseguimos somar aos 70 leitos já existentes de UTI tipo 2, mais 30 leitos que são esses que serão habilitados a partir do dia 1º de março, então eles já estão em funcionamento para a Covid, com tudo eles passam a ser UTI tipo 2 a partir de março.”

Ao todo são 16 leitos em Caxias, oito em Farroupilha e seis leitos e Garibaldi. O financiamento destes são pelo Ministério da Saúde, retirados do caixa da União, ainda os hospitais devem receber um aporte financeiro por meio do programa Assistir, do Governo do Estado.

A regulação destes leitos serão divididas. Para os hospitais de Caxias do Sul quem coordena é a Central de Regulação de Leitos existente no município, abrangendo os 48 municípios da região SUS. Já os leitos de Farroupilha e Garibaldi serão de gerência estadual.

Cláudia Daniel destacou que seria necessário, na região serrana, cerca de 120 leitos para atender a demanda de forma confortável. Por isso, o trabalho da coordenadoria é buscar novas unidades, para adequar as infraestruturas e possibilitar a abertura de leitos. A coordenadora concluiu que somando esses 30 leitos da Serra Gaúcha, todo o Estado conquistou cerca de 300 novos leitos de UTI.