Na manhã desta sexta-feira (4), o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, participou da programação da Jovem Pan Serra Gaúcha, contando sobre investimentos, relatando como foi a área durante a pandemia e a expectativa para 2022.
Santini acredita que os gaúchos acabaram reinventando a forma de fazer turismo durante os últimos dois anos.
” O Rio Grande do Sul sofreu com a grande transformação d ponto de vista de olhar para o turismo se antes nós tínhamos um turismo mais direcionado para determinadas regiões. Com o advento da pandemia, com a mudança do conceito sobre turismo, que foi pelo próprio turista estabelecido, que é um turismo mais de natureza, de espaços abertos, um turismo com viagens mais curtas em família, acabou revelando destinos turísticos muito importantes do nosso estado.”
Para ajudar estes pontos, que em sua maioria não estavam preparados para receber o público, a Secretaria de Turismo buscou investimentos, com apoio da parceria privada. Entre as ações declaradas por ele foram novos acessos municipais e divulgações das regiões turísticas.
Ele falou ainda sobre os recursos disponibilizados pelo programa Avançar no Turismo, do Governo do Estado.
“A região da uva e vinho foi uma das regiões que teve a maior fatia do Avançar no Turismo se formos olhar pra região especificamente. Contempla pequenas cidades que ainda não são consolidadas para destinos turísticos e não deixa de olhar pra outros que estão buscando o mercado do turismo, como mercado de renda e se profissionalizando.”
Ronaldo Santini destacou que o turismo não deve ser olhado por uma cidade de forma isolada e sim num formato regional. Na visão dele o Rio Grande do Sul é muito rico e tem destinos diversos, tornando-se um atrativo para todo o mundo, não só para os gaúchos.
Confira a entrevista completa na íntegra.