Comportamento

Ações para evitar desabastecimento de água são adotadas em Garibaldi

Nesta semana a Corsan disponibilizou o apoio de mais máquinas, caminhões e escavadeira hidráulica para agilizar o desassoreamento da barragem

(Foto: Bruno Milan/ Divulgação)
(Foto: Bruno Milan/ Divulgação)

O risco de desabastecimento de água no município de Garibaldi tem gerado uma movimentação por parte do Poder Público e da Corsan. Na última semana o prefeito interino José Bortolini e do ex-gestor, Alex Carniel estiveram reunidos com a Corsan em Porto Alegre a fim de discutir obras e solicitar maior agilidade para a execução de alguns serviços. A falta de água em alguns pontos do município já eram recorrentes e, agora, com a falta de chuva das últimas semanas a preocupação aumentou.

Em entrevista à reportagem do Grupo RSCOM, Bortolini destaca que o planejamento e o trabalho em conjunto é necessário para evitar a falta de abastecimento no futuro.

(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

“Estamos trabalhando para que logo adiante não falte água no nosso município. Hoje, já estamos em uma situação precária ,até mesmo por conta da falta de chuva. Entre as ações, estamos aproveitando que o nível da barragem está baixa para agilizamos o desassoreamento, que nesta semana ganhou o apoio de mais máquinas, caminhões e escavadeira hidráulica. Inclusive, este havia sido um pedido feito junto à nossa reunião com a Corsan. A cada carga de lodo que tiramos, temos entre 10 a 12 metros cúbicos de água neste local”, explica.

Outras iniciativas também estão em andamento como a instalação de uma caixa d’ água de dois milhões de litros no bairro São Francisco. A licitação já foi homologada e os trabalhos devem inicias nos próximos dias.

“Foram perfurados vários poços que serão religados na rede. Mas, mesmo assim, temos caminhões que transportam água do poço da BR-470 até a nossa abastecedora de água na cidade pois a nossa barragem não tem mais condições de retirar água. Diante desta situação também solicitamos para a Corsan a imediata instalação de um reservatório no bairro São Francisco. Conforme eles, as instalações devem iniciar já na próxima semana”.

Outra medida adotadas pelo município para evitar a falta de abastecimento no futuro, foi a aquisição de área de terra, junto ao Parque da Fenachamp para  instalação de um novo reservatório de dois milhões de litros de água.

“Sedemos um espaço para a Corsan junto ao Parque da Fenachamp. Os poços de Vila rica abasteceriam o reservatório e dali para Garibaldi viria por declive para toda a cidade. Ainda, solicitamos aaixas da água para os bairros Garibaldina e São José, além da perfuração de um poço no Bela Vista II. A responsabilidade pode ser da Corsan, mas o município precisa se preocupar e tomar medidas. Todos precisamos trabalhar juntos”, acrescenta.