Com a presença do prefeito em exercício Amarildo Lucatelli (foto abaixo) e de sete secretários municipais, a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves instalou os trabalhos do ano legislativo nesta tarde de terça-feira. Sem pautas de votação a sessão contou com vereadores vestidos de terno e teve um pequeno coquetel ao final.
A tônica ficou por conta dos discursos conciliadores e que remontaram os trabalhos realizados. Coube ao prefeito em exercício enaltecer o bom diálogo com os vereadores e se mostrar respeitoso para com as críticas de opositores. Ele discorreu sobre os trabalhos do poder Executivo e disse que “muita coisa boa vem por aí”. Da educação com obras em escolas às melhorias em vias públicas e no hospital municipal, Lucatelli diz que 2022 será um ano de realizações.
Já o presidente do Legislativo discorreu sobre a função parlamentar, defendendo que não há limite geográfico ou de tema para as manifestações do vereador. “Estamos num altar, e aqui podemos debater de tudo. Como um altar que a bíblia ensina, deve ser de pedras irregulares e portanto muitas vezes pode ruir antes de concluído nos precisamos construir e reconstruir, vivemos de tentativas, do perdão de do diálogo, de rebater com argumentos”.
Sobre os trabalhos do ano que findou, lembrou que em um ano foram instaladas mais frentes parlamentares d que nos quatro anos anteriores. Destacou as Frentes da Causa Animal, Em Defesa do Lago Fasolo, do saneamento básico, dos pedágios abusivos, da duplicação da BR 470 e a das novas rotas turísticas.
Outros vereadores também se manifestaram. Ari Peliciolli falou sobre seu trabalho com o Gabinete Móvel; José Gava pediu ao prefeito em Exercício que os esforços para solucionar a questão do Lago Fasolo e também o enfrentamento das invasões em áreas urbanas. Thiago Fabris, Duda Pompermayer e Rafael Fantin também fizeram saudações.
A primeira sessão ordinária do ano será realizada na segunda-feira, dia sete, às 15h.