Política

Deputado Valdeci Oliveira, do PT, toma posse como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS

Deputado Valdeci Oliveira, do PT, toma posse como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS

Tomou posse na tarde desta segunda-feira (31), como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Valdeci Oliveira, do Partido dos Trabalhadores (PT). A solenidade ocorreu no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre. Oliveira assume a cadeira no último ano da 55ª legislatura. A chapa  foi eleita por 37 votos favoráveis e oito contrários.

O ato contou com restrição de pessoas devido à pandemia, apenas com os deputados ocupando as suas cadeiras. Convidados e imprensa puderam acompanhar a posse do Salão Júlio de Castilhos.

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

Quem deixou o cargo foi o então presidente Gabriel Souza (MDB), que em seu discurso de despedida agradeceu ao Governador Eduardo Leite, que estava presente na solenidade e demais autoridades pelo trabalho ao longo do ano. Ele também relembrou a modernização da Assembleia na sua gestão e as importantes votações que ocorrem em 2021, como a do Teto de Gastos e a privatização da Corsan.

Souza ainda disse que apesar de honrosa, a presidência da Casa pode ser intimidadora.

” A condução do poder do estado é uma tarefa honrosa, mas também pode ser intimidadora para cada responsabilidade que acarreta. Embora muitas decisões do presidente sejam em caráter indelegável , não se chega a ela sem a sustentação que a pluralidade política garante. Essa não é uma atividade individual, pelo contrário, é através da coletividade que construímos os resultados efetivos na sociedade” disse.

A posse de um membro do PT para assumir a presidência é um acordo firmado no começo da legislatura em que as maiores bancadas iriam ficar com a cadeira principal em um revezamento. Assim foi com o em 2019, com o PTB; 2020, com o PP; e, 2021 com o MDB;  no rodízio que ocorre entre as maiores bancadas do parlamento, como acordo iniciado há 13 anos.

Em coletiva de imprensa logo após a posse, o novo presidente disse que o seu maior objetivo é o combate a pandemia e o auxílio às pessoas mais necessitadas com politicas públicas de combate a fome e a pobreza.

Ele também falou sobre as suas prioridades.

“Do ponto de vista de projetos ainda não sabemos quais serão os que o Governo irá enviar. Mas quanto ao da presidência, a minha prioridade absoluta é, mesmos sendo projeto de Lei, um projeto de luta pela vida na questão da Covid, da seca, da estiagem, que já tem sido trabalhada mas vamos aprofundar esse debate. A luta contra a fome, a miséria, o desemprego e a desigualdade. A luta pela democracia, mas principalmente, lutar para que essa casa seja um exemplo de solidariedade, de aproximação com a sociedade”, comentou.

Além de Oliveira assumiram a Mesa Diretora para o ano de 2022: 1º Vice-Presidente – Dep. Luiz Marenco (PDT); 2º Vice-Presidente – Dep. Ernani Polo (PP); 1º Secretário – Dep. Elizandro Sabino (PTB); 2º Secretário – Dep. Gabriel Souza (MDB); 3ª Secretária – Dep. Zilá Breitenbach (PSDB) e 4º Secretário – Dalciso Oliveira (PSB).

Além disso há ainda o 1º Suplente de Secretário – Dep. Jeferson Fernandes (PT); 2º Suplente de Secretário – Dep. Airton Lima (PL); 3º Suplente de Secretário – Dep. Sergio Peres (Republicanos) e 4º Suplente de Secretária – Dep. Kelly Moraes (PTB).

Confira a solenidade na íntegra: