Comportamento

Novo reitor da UCS pretende torná-la mais comunitária e ativa no desenvolvimento da região

Fotos: Claudia Velho / UCS
Fotos: Claudia Velho / UCS

O Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) elegeu por consenso o professor Dr. Gelson Leonardo Rech como reitor da UCS para a gestão 2022-2026. Ele vai comandar a reitoria ao lado do professor Asdrubal Falavigna, eleito vice-reitor. A escolha ocorreu de forma unânime na tarde da terça-feira, dia 25 de janeiro.

Dr. Gelson Leonardo Rech, comentou que a nova equipe assume de fato, a partir de maio. A principal diretriz desta gestão será tornar a UCS mais comunitária.

“Uma universidade comunitária, ela investe todo o resultado na própria universidade. Ela não divide resultados com ninguém se não com a própria comunidade e nós queremos que ela tenha todo este destaque. Faltam alguns degraus que nós queremos subir, internacionalizar mais a universidade, torná-la cada vez mais cativante, queremos valorizar profundamente os professores, os colaboradores e alunos. Temos um grande desafio nos próximos quatro anos e esperamos realizar.”

O novo reitor pretende dar continuidade ao desenvolvimento da região. Ele destacou a importância das parcerias públicas e privadas.

“Fora da parceria não há salvação, fora da parceria boa, equilibrada, bem escrita nós não vemos soluções, queremos e desejamos que os prefeitos de toda região continuem apostando na nossa Universidade, porque estamos de fato para servir e desenvolver toda a região. É assim que os vários fundadores da UCS lá em 1967 pensavam, eles não pensaram só Caxias, pensaram no desenvolvimento regional.”

Segundo ele, todos os campus da UCS têm o objetivo de se aliar as prefeituras municipais e prestar serviços. A instituição fornece consultoria de professores, laboratórios, pesquisas e demais atividades que proporcionam um desenvolvimento daquela comunidade.

Sobre a saúde, Gelson Leonardo Rech salientou o trabalho realizado pela Universidade, tanto no Hospital Geral, quando na UPA Zona Norte. Rech comenta que desde 1998 a UCS coloca alunos para estagiar no hospital, permitindo que os estudantes e professores, de 10 cursos na área da saúde, possam vivenciar experiências e atender a população de 49 municípios da região, pelo SUS. Na Upa, segundo ele, também ocorre este serviço de atendimento, já trazendo redução nos números de espera e índices elevados de satisfação dos pacientes.

Rech anunciou que a UPA Zona Norte passará a ter Telemedicina, sendo possível ampliar o atendimento da população e dar maior qualidade a saúde dos pacientes. Em breve entrará em ação, segundo ele.

Conheça o novo reitor e vice da UCS – Fonte UCS

Gelson Leonardo Rech é professor Doutor da Universidade de Caxias do Sul desde 2003. Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Educação na UCS. Na Universidade, responde pela Chefia de Gabinete da Reitoria.

Na Fundação, já atuou na gestão do Hospital Geral de Caxias do Sul, de 1997 a 2005; e como diretor-executivo da FUCS, de agosto de 2019 a novembro de 2021. De 2011 a 2014, trabalhou como membro técnico da Comissão de Qualificação dos Cursos de Graduação da UCS.

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, é especialista em Administração Estratégica de Serviços pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com curso de aperfeiçoamento em Gestão Hospitalar. É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Asdrubal Falavigna é professor Doutor do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida. Na UCS, já atuou como coordenador da graduação em Medicina, de 2008 a 2016, e como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), cursou Neurologia no Serviço de Neurologia da PUCRS, como pré-requisito em Neurocirurgia. Tem especialização em Neurocirurgia, na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Hospital São José. Manteve associação com a Columbia University; Presbyterian Hospital – Nova Iorque, no ano de 1995 e 1996.

Mestre em Medicina (Neurocirurgia), pela Universidade Federal de São Paulo , é doutor em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo . Coordena a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Neurologia-Neurocirurgia desde 2004.

Entre as áreas de atuação e investigação acadêmica, estão Ciências da Saúde, Medicina, Neurologia, Neurocirurgia e Anatomia Humana.

Entre as áreas de investigação acadêmica, estão Filosofia da Educação, História da Educação, com olhar sobre a imigração italiana, a educação étnica e acervos, e Epistemologia.